HOME Notícias
Brasil se torna mercado-chave para Air France-KLM com expansão de voos, rotas e assentos premium

Foto: Divulgação

Nos meses de novembro e dezembro, a KLM vai reforçar a ponte aérea entre São Paulo e Amsterdã com dois voos adicionais por semana, totalizando nove operações semanais na rota. Já a Air France aumentará, no fim do ano, a frequência de voos entre Paris e Salvador e, há poucos meses, inaugurou uma nova rota ligando Fortaleza a Caiena, na Guiana Francesa. Esses movimentos reforçam o apetite do grupo para ampliar sua presença nos céus brasileiros.

 

“Não é simples adicionar voos e rotas, pois enfrentamos limitações de frota. Mas consegui demonstrar o potencial do Brasil”, afirma Manuel Flahault, diretor do grupo Air France-KLM na América do Sul, em entrevista exclusiva à EXAME Casual. O argumento decisivo, segundo ele, foi o alto índice de ocupação: mais de 90% nos voos que partem do Brasil, contra uma média global de cerca de 80% no setor.

 

A relevância do Brasil para o grupo é crescente. No segundo trimestre deste ano, a Air France-KLM registrou lucro líquido de 605 milhões de euros (US$ 690,1 milhões), cinco vezes acima do resultado do mesmo período de 2024. A receita avançou 6,2%, para 8,44 bilhões de euros, enquanto o volume de passageiros transportados subiu 5,9% em relação ao ano anterior.

 

Até dezembro, a ligação entre Brasil, Europa e Guiana Francesa chegará a 49 voos semanais — cinco a mais do que no período pré-pandemia — com partidas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador e Fortaleza. A malha doméstica é complementada por uma parceria estratégica com a Gol.

 

Reforço de marca

 

Para fortalecer a presença da KLM no Brasil, a companhia inaugurou um espaço interativo no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, aberto até 17 de agosto. A ação “Qual o destino?” convida o público a participar de uma experiência sensorial que envolve audição, tato, olfato, visão e paladar, desafiando os visitantes a adivinhar um destino surpresa da malha internacional da empresa. Ao final, os participantes concorrem a um par de passagens de ida e volta para Amsterdã, na classe Premium Comfort.

 

“O objetivo é criar uma conexão mais forte e real com a marca, além de apresentar nossos serviços premium”, explica Flahault.

 

Clientes premium em alta

 

No setor aéreo global, clientes das classes executiva e conforto têm ganhado peso estratégico. Na Air France-KLM, as categorias Premium e Premium Comfort registraram crescimento de 27% no lucro gerado no segundo trimestre, reforçando sua importância para os resultados do grupo.

PUBLICIDADE