
Foto: Arte Reprodução
A Polícia Federal apreendeu R$ 430 mil em dinheiro em espécie em um endereço ligado a Sóstenes Cavalcante, líder do Partido Liberal, o mesmo de Jair Bolsonaro, durante uma operação realizada nesta sexta-feira (19), para apurar suspeitas de desvios de cota parlamentar.
O montante estava guardado em sacos de lixo dentro de um armário em um flat, em Brasília. O parlamentar mora em um complexo de hotéis e escritórios ao lado da sede do PL.
Além de Sóstenes, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) também é alvo de mandados de busca e apreensão. A PF cumpre sete ordens judiciais, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal no Distrito Federal e no Rio de Janeiro. Segundo a investigação, “agentes políticos, servidores comissionados e particulares teriam atuado de forma coordenada para o desvio e posterior ocultação de verba pública”.
De acordo com a apuração, recursos desviados eram repassados a empresas de fachada e, posteriormente, submetidos a mecanismos de lavagem de dinheiro. Assessores dos dois parlamentares teriam movimentado milhões de reais. A investigação apura os possíveis crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.