
Foto: Reprodução Instagram / Ricardo Stuckert
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se posicionou sobre a possibilidade de "conversar" com o presidente Lula sobre as tarifas de 50% aplicadas a produtos do Brasil, mas afirmou que "não será agora".
O republicano atrelou o contexto ao tratamento dado a Bolsonaro pela Justiça. "Talvez em algum momento, eu fale, mas, agora, não vou. Ele está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta. Eu o conheço bem. Negociei com ele. Ele é um negociador muito duro. Posso dizer que ele é um homem muito honesto", afirmou, referindo-se ao ex-presidente inelegível.
O governo Lula já descartou publicamente qualquer possibilidade de interferência nas instituições brasileiras em benefício de Bolsonaro.
Em nota, Lula defendeu a soberania nacional. "O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais", declarou.