O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Leo Couto (PSB), visitou o grupo Cidade de Comunicação (GCC), nesta quarta-feira (14), para falar do lançamento da plataforma 'CMFor 360' —responsável por fazer a transição dos processos administrativos e legislativos do formato impresso para o digital.
O objetivo é tornar mais rápidos os fluxos processuais da Câmara por meio da digitalização, o que possibilitará uma redução de até 40% na utilização do papel no primeiro mês de funcionamento. A iniciativa representa um avanço significativo na modernização, sustentabilidade e transparência das atividades do Parlamento da Capital cearense.
Para Leo Couto, é preciso chegar à meta inicial, elaborada com base nos encaminhamentos protocolares necessários sob responsabilidade do presidente e do Departamento Legislativo, como a inclusão de matérias em pauta para início de tramitação ou na ordem do dia.
A nossa meta é zerar o uso de papel até o fim do ano em todos os processos administrativos e legislativos da Casa. Vale destacar que a plataforma foi testada e desenvolvida pela nossa equipe de Tecnologia da Informação, sob coordenação do servidor Henrique Mota, atendendo aos mais altos critérios de segurança e proteção de dados, com criptografia, controle de acesso e rastreabilidade
Por meio da CMFor 360, os vereadores poderão protocolar matérias digitalmente, com assinatura eletrônica criptografada por senha, bem como subscrever projetos de seus pares. Além disso, eles poderão monitorar o andamento das proposições em tempo real e definir alertas de notificações.
Na entrevista à Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM, Leo Couto também mencionou projetos importantes que a CMFor neste primeiro semestre.
"Nessa parceria com a prefeitura de Fortaleza, já acabamos com a taxa do lixo, aprovamos reajuste dos servidores, a reforma administrativa... estamos fazendo um espaço de convivência para os servidores. Então, a gente pensa também no servidor e em ampliar os serviços que a Câmara presta hoje", concluiu Leo Couto.
Foto: Lino Vieira