
Foto: Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, neste sábado (3), que o país realizou um ataque à Venezuela de grande escala e que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi capturado e retirado do território nacional por via aérea junto com a esposa, Cilia Flores. A declaração foi feita após uma madrugada marcada por explosões em Caracas, capital do país, que geraram relatos de tremores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e intensa movimentação nas ruas.
“Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea”, disse Trump em comunicado. Segundo ele, a operação foi conduzida em conjunto com forças de segurança americanas. O presidente dos EUA não informou para onde Nicolás Maduro e a esposa foram levados.
Enquanto isso, autoridades venezuelanas afirmam não ter informações sobre o paradeiro do presidente. A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou que não sabe onde Nicolás Maduro está e exigiu que o governo americano apresente uma prova de vida do presidente e da primeira-dama. A declaração foi feita em áudio divulgado por emissoras de rádio e televisão do país.
O ataque à Venezuela teria ocorrido durante a madrugada, quando uma série de explosões em Caracas foi registrada. Segundo a Associated Press, ao menos sete explosões foram ouvidas na capital em um intervalo de cerca de 30 minutos. Moradores de diferentes bairros relataram tremores, barulho de aeronaves sobrevoando a cidade em baixa altitude e correria nas ruas durante o período das detonações.
Fonte: GCMAIS