HOME Notícias
Atividades com sílabas: veja 3 dicas de atividades que as crianças irão amar

As atividades com sílabas no nível do jardim de infância ajudam a reduzir as dificuldades de leitura que as crianças enfrentam no 1º e no 2º ano.

 

As atividades com sílabas para crianças são essenciais para melhorar suas habilidades de leitura, ortografia, escrita e processamento de texto em geral.

 

Existem muitas atividades de sílabas divertidas e envolventes por aí para imprimir e brincar, mas como você ensina sílabas para crianças de forma eficaz?

 

Nosso guia sobre o ensino de sílabas para crianças irá ajudá-lo a navegar neste conceito literário mais complicado e ajudar as crianças a entender melhor como identificar e isolar sílabas em palavras multi-silábicas. 

Atividades com sílabas: como as atividades ajudam?

As atividades com sílabas visam aumentar a consciência fonológica. Uma criança é capaz de pronunciar ou escrever palavras corretamente apenas por causa do conhecimento completo dos fonemas que constituem a ortografia. 

Como as palavras podem conter mais de um fonema, a maioria das atividades gira em torno do ensino de como quebrar palavras em sílabas. 

Os alunos podem precisar contar sílabas também. Os benefícios gerais oferecidos pelas atividades de sílabas são:

  • As crianças entendem melhor a morfologia das palavras e não são forçadas a engolir a ortografia;

  • Os alunos do jardim de infância podem entender a diferença entre palavras monossilábicas e multissilábicas;

  • Diferentes maneiras de contar sílabas mantêm as crianças envolvidas e elas não se importam de praticar sílabas com perfeição.

 

Explicando o que é uma sílaba

 

Um dos primeiros passos para ensinar a criança a identificar e trabalhar com sílabas é explicar o que uma sílaba realmente é.

 

A definição de uma sílaba é uma letra, ou grupo de letras, que são faladas ou pronunciadas juntas. 

 

Claro, isso pode ser difícil para uma criança entender e compreender. Então, em vez disso, você precisará simplificar sua explicação.

 

Pode ajudar a explicar que uma sílaba é um som em uma palavra, e muitas vezes pode soar como uma batida quando você a diz. Ao usar uma palavra e um conceito com os quais uma criança já está familiarizada, você pode ajudá-la a entender a ideia muito mais rapidamente.

 

Ao integrar o uso de sílabas em jogos ou outras ações e atividades, você pode notar que as crianças são muito mais responsivas e ganham uma melhor compreensão mais rapidamente.

 

Como fazer uma criança aprender sílabas?

Antes de aprenderem sílabas, é importante que as crianças conheçam perfeitamente as letras (por escrito) e os sons das letras (por escrito).

A melhor opção, sem dúvida, é ensinar através de brincadeiras ou atividades recreativas.

Tente criar dinâmicas divertidas, elas permitirão que você ensine leitura e vocabulário sobre o significado das palavras.

O material didático para aprender as sílabas é também muito útil para as crianças praticarem e se divertirem em casa ou na escola. É útil até mesmo para os educadores, já que as atividades já vem prontas e elaboradas. 

Inclusive, você pode encontrar essas atividades com sílabas prontas para imprimir no site Mestre do Saber.

Agora vamos às dicas de atividades para educação infantil.

 

Como elaborar atividades com sílaba?

Há diversas maneiras para ensinar as sílabas para as crianças, sem tornar o aprendizado cansativo e maçante, aqui estão elas:

 

1- Usando a criatividade para formar palavras usando sílabas

 

Para começar, você pode escrever sílabas aleatórias em um quadro negro ou em um pedaço de papel, pense em sílabas que formam várias palavras.

Desafie a criança a ver quantas palavras ela pode criar. Se houver mais de duas crianças, você pode fazer uma competição.

Para tornar ainda mais interessante, você pode oferecer um prêmio para aquele que ganhar.

2 - Bingo de sílabas

 

Essa atividade funciona da mesma maneira que o bingo tradicional, a diferença é que as cartelas têm grupos de sílabas.

É um ofício muito divertido para as crianças aprenderem na companhia de amigos.

Essa atividade serve para estimular a aprendizagem da leitura durante os primeiros níveis da educação infantil.

Para fazer este jogo, você só precisa de cartas coloridas e marcadores. Você pode criar cartões diferentes com alternativas diferentes de sílabas. 

3 - Passe a bola

 

Passar a bola é familiar para todas as crianças pequenas. Você pode empregar esse ato lúdico para ensinar a contagem de sílabas. 

Escreva uma palavra no quadro e faça grupos de duas crianças cada. Peça-lhes que passem a bola cada vez que quebrarem a palavra em uma sílaba. 

Outra criança pode anotar o número de vezes que a bola mudou de mãos para se concentrar no conceito de sílabas múltiplas.

Ensinar sílabas requer enganar as crianças para se concentrarem nos sons que constituem a palavra. 

Pequenos aprendizes acham fácil associar passar a bola com a contagem de sílabas; a atividade estimula a mente a pensar de diversas maneiras também!

 

Atividades com sílabas: Forma inclusiva de desenvolver competências linguísticas

 

Como facilitar a educação para todos? Essa questão tem sido o foco dos pesquisadores há décadas. 

As atividades para educação infantil chamaram a atenção dos pesquisadores devido ao seu impacto positivo na curva de aprendizado. 

Algumas das descobertas interessantes sobre o papel das atividades com sílabas em tornar os leitores e soletradores eficientes do jardim de infância são:

 

  • Uma instrução eficaz baseada em atividade com sílabas pode aumentar o aprendizado da consciência fonêmica e ajudar a entender a mistura e a decodificação fonêmicas com mais facilidade.
  • O processamento e decodificação de texto melhora com a inserção na consciência da sílaba, uma conquista das atividades com sílaba.
  • As crianças começam a aprender a ler quando associam cognitivamente a ortografia (ou partes dela) ao respectivo som. As atividades sílabas oferecem amplo espaço para treinar a mente para formar essa associação.

 

Para ser um leitor ou orador fluente, a consciência fonêmica é uma obrigação. As sílabas, os sons básicos embutidos em uma palavra, precisam ser dominados para desenvolver facilidade com habilidades básicas de linguagem. 

 

Essas atividades oferecem uma abordagem prática para o processo de aprendizagem e prolongam o período de retenção.

Conclusão

 

Decodificar palavras e remisturar fonemas corretamente são essenciais para a formação de ortografias. 

 

As atividades com sílabas no nível do jardim de infância ajudam a reduzir as dificuldades de leitura que as crianças enfrentam no 1º e no 2º ano. 

Essas atividades, devido à sua natureza multissensorial, permitem que os jovens iniciantes em leitura tenham uma base forte desde o início, apesar da lacuna nas habilidades de compreensão. 

E para tornar o processo ainda mais fácil, você também pode usar as atividades com alfabeto do site Mestre do Saber - Atividades de Alfabetização

Lá há atividades com a letra B (e todas as outras), cartilha de alfabetização, atividades com vogais e consoantes, e muito mais! 

O site tem todo o suporte de atividades para facilitar a alfabetização infantil, para que você alfabetize as crianças sem complicações e de maneira divertida já que as atividades são muito bem elaboradas, bem coloridas e fáceis de interagir.

Por isso, não perca tempo e acesse o Mestre do Saber.

 

PUBLICIDADE