HOME Notícias
Camilo Santana representa Lula nas comemorações dos 50 anos da Independência de Moçambique

Ministro da Educação participa de celebrações oficiais em Maputo e destaca laços históricos, culturais e educacionais entre Brasil e país africano

Foto: Divulgação

 

O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), está em Maputo, capital de Moçambique, onde representa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas comemorações oficiais dos 50 anos da Independência do país africano. A cerimônia principal será conduzida pelo presidente moçambicano Daniel Chapo e contará com a presença de diversas autoridades internacionais, incluindo o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Temos uma profunda relação de amizade”

 

Ao desembarcar em solo moçambicano, Camilo ressaltou, durante coletiva à imprensa, o apreço do presidente Lula por Moçambique e a importância da visita:

“Lula gosta muito de Moçambique, já esteve aqui três vezes. Será um prazer voltar a visitar um país com o qual temos uma profunda relação de amizade, especialmente no campo cultural.”

 

O ministro também frisou a parceria estratégica na área da educação, destacando programas de cooperação bilateral que têm permitido a formação acadêmica de estudantes moçambicanos em instituições brasileiras:

“O país segue crescendo, se desenvolvendo e gerando oportunidades. Temos uma parceria sólida na educação, com estudantes moçambicanos fazendo pós-graduação no Brasil.”

 

Brasil e Moçambique: união histórica

A presença do ministro brasileiro no evento reafirma o compromisso do governo Lula com as relações diplomáticas Sul-Sul, fortalecendo os laços entre Brasil e África, especialmente com nações de língua portuguesa. Moçambique, ex-colônia portuguesa, conquistou sua independência em 25 de junho de 1975, e desde então mantém diálogo próximo com o Brasil em áreas como saúde, educação, cultura e cooperação técnica.

A agenda do ministro Camilo em Maputo inclui ainda encontros bilaterais com autoridades locais, visitas a projetos educacionais desenvolvidos em parceria com o governo brasileiro e participação em fóruns sobre intercâmbio acadêmico.

PUBLICIDADE