
Foto: Ricardo Stuckert / Angelo Miguel
O ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou a criação do novo curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo, em São Mateus. “Formar novos médicos e expandir as escolas médicas para fortalecer o Brasil. Serão R$ 5 milhões de recursos por meio do Novo PAC para a construção de salas de aulas e laboratórios. Em 2026, a previsão é que o curso já tenha sua primeira oferta. Estamos cumprindo o compromisso da expansão de escolas médicas nas nossas instituições federais, a partir do programa Mais Médicos. É mais educação e saúde para atender o povo brasileiro”, declarou.
Santana destacou a importância do projeto. “Essa é uma conquista histórica para a região, que esperava há mais de dez anos por esse momento. Serão 60 vagas por ano. Mais do que infraestrutura, o que se constrói é a possibilidade de formar médicos comprometidos com o SUS e com a vida do povo. É também a oportunidade para quem nunca pôde pagar por uma faculdade particular. É educação que forma e saúde que transforma”, concluiu.
O MEC disponibilizará, neste segundo semestre de 2025, os códigos de vagas para composição dos quadros de professor magistério e de técnico de nível superior. Após o trâmite da disponibilização dos códigos, a universidade irá preparar o processo de contratação desses servidores por meio de concurso público organizado pela própria entidade. A proposta de curso de medicina no campus São Mateus é acompanhada pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas do MEC. Um grande avanço!