HOME Notícias
Fernanda Pacobahyba reforça avanços do FNDE no Ceará: obras, ITA e destaque mundial

 

A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, destacou, nesta quinta-feira (8), importantes conquistas e perspectivas da educação no Ceará e no Brasil, envolvendo retomada de obras, implantação do ITA no Nordeste e o reconhecimento internacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Retomada de obras da educação em mais de 100 municípios do Ceará

 

Pacobahyba anunciou que obras da educação foram retomadas em mais de 100 municípios cearenses, um esforço que reforça a infraestrutura escolar após anos de paralisações. Segundo a presidente do FNDE, esse movimento é parte de um pacto nacional, que visa concluir construções essenciais para escolas públicas e ampliar vagas e condições de aprendizagem em todo o país.

 

Embora os dados exatos da reportagem não estejam disponíveis por acesso restrito, a iniciativa integra o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, lançado pelo Governo Federal para combater a histórica lista de obras inacabadas, paralisadas ou deterioradas. No Ceará, centenas de obras já foram concluídas, estão em repactuação ou em processo de retomada, o que segundo Pacobahyba, “transforma a realidade de milhares de estudantes no estado”. 


Lula vem ao Ceará para inaugurar o novo campus do ITA

 

Em pauta de grande relevância para o ensino superior e tecnológico, Fernanda Pacobahyba confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vir ao Ceará no primeiro semestre deste ano para inaugurar a primeira fase das obras do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no estado. 


Segundo ela, “a implantação está sendo realizada em etapas bem definidas”, começando pela construção de alojamentos estudantis, salas de aula modernas e laboratórios de alto padrão. “Esse novo campus representa um marco para o Nordeste, com cursos estratégicos voltados às demandas tecnológicas e ao potencial da região, como Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas”. 


Pacobahyba explicou que a estratégia de formação prevê que os alunos realizem os primeiros anos em São José dos Campos (SP) e, posteriormente, concluam a formação em Fortaleza. “Esse modelo aproveita toda a infraestrutura de ensino já existente, ao mesmo tempo em que consolida o desenvolvimento de talentos aqui no Ceará.” 


Brasil é destaque mundial em alimentação escolar

 

A presidente do FNDE ressaltou o papel fundamental do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e como ele tornou o Brasil referência mundial em alimentação escolar. 

 

Segundo Pacobahyba, “o Brasil saiu do mapa da fome em parte graças ao PNAE”, destacando o impacto social e nutricional das refeições ofertadas diariamente às crianças e adolescentes da rede pública. 


Ela lembrou que o programa é um exemplo de política pública que une segurança alimentar, educação e valorização da agricultura familiar, e que a experiência brasileira tem sido compartilhada globalmente em fóruns e coalizões internacionais voltados ao combate à fome e à promoção de alimentação escolar de qualidade. 


Pacobahyba ressaltou ainda que a alimentação escolar é mais do que comida — é um instrumento que “garante que nossos estudantes tenham energia, saúde e condições adequadas para aprender e se desenvolver integralmente”.

PUBLICIDADE