
Foto: Lino Vieira
O ginecologista-obstetra Dr. Flávio Lúcio Pontes Ibiapina foi eleito presidente da Unimed Fortaleza para o quadriênio 2026-2030, em uma votação considerada histórica pela cooperativa. Com a participação de 3.556 médicos cooperados, sua chapa obteve a expressiva marca de 79,75% dos votos válidos, demonstrando forte apoio da classe médica à sua proposta de gestão. Dr. Ibiapina, que já acumula vasta experiência em gestão no Sistema Unimed - tendo atuado como diretor de Recursos Próprios e, mais recentemente, como diretor Administrativo - Financeiro da Unimed Fortaleza entre 2023 e 2026 - assume a presidência com a missão de fortalecer ainda mais a cooperativa em áreas estratégicas como governança, tecnologia e eficiência dos serviços.
Em seu discurso após a vitória, o novo presidente destacou o papel do diálogo e da união entre cooperados como pilares para construir uma cooperativa mais transparente e focada na excelência do atendimento médico. "Essa vitória nasceu do diálogo e da construção de uma cooperativa forte. A troca de gestão não é
um ponto final, é um recomeço", afirmou Dr. Flávio.
Ao lado de Dr. Flávio Ibiapina, a nova diretoria também conta com profissionais renomados em suas áreas:
. Marcos Antônio Aragão de Macedo -Diretor Administrativo - Financeiro
. João Osmiro Barreto - Diretor Comercial
. Marcus Valerius Sabóia Rattacaso - Diretor de Provimento de Saúde
. Patrícia Lopes de Souza - Diretora de Recursos Próprios
A gestão entrante assume o desafio de liderar uma das maiores cooperativas médicas do país, com uma ampla rede de serviços que impacta diretamente a vida de milhares de beneficiários e profissionais de saúde no Ceará.
"Somos gratos por cada gesto de engajamento e apoio a o longo desse processo", publicou em suas redes sociais. A expectativa é de continuidade das iniciativas que promovam inovação, sustentabilidade e resultados concretos para cooperados, clientes e colaboradores.
Recentemente, em entrevista ao Grupo Cidade de Comunicação, Flávio Ibiapina falou sobre a forma como vê seu trabalho e o desejo de fortalecer a Unimed Fortaleza ainda mais. "Eu gosto de dizer que a gente administra uma poupança coletiva", explica.
O cliente faz um pré-pagamento quando paga a mensalidade, e nós temos a responsabilidade de gerir esse orçamento garantindo acesso, qualidade e segurança assistencial
Segundo Ibiapina, sustentabilidade é usar bem os recursos. "A melhor forma de fazer isso é empregar o recurso adequado, no momento correto, de acordo com a necessidade do paciente".