
Foto: Reprodução Instagram
A ex-miss Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, morreu nesta segunda-feira (22), aos 80 anos, em Gramado, na Serra Gaúcha. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel. A informação foi confirmada pela filha, Fernanda Vargas.
Em nota publicada nas redes sociais, os familiares informaram que “oportunamente serão divulgados detalhes sobre as despedidas e homenagens”.
A morte de Ieda gerou comoção e diversas manifestações. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, prestou solidariedade à família. “Minha solidariedade aos filhos, netos, familiares e a todos que acompanharam e admiraram sua história”, escreveu.
Ícone da beleza brasileira e referência internacional, Ieda Maria Vargas fez história ao vencer o Miss Universo, levando o nome do Brasil ao topo de um dos concursos mais prestigiados do mundo.
Aos 55 anos, ela sofreu um AVC, que comprometeu a memória e a fala, mas conseguiu se recuperar. Viúva desde 2009, passou a viver em Gramado, onde residia até então.
Ieda deixa um legado marcante na cultura e na história dos concursos de beleza, sendo lembrada não apenas pelo título, mas pela elegância, pioneirismo e representatividade que abriu caminhos para outras brasileiras no cenário internacional.