HOME Notícias
Morre Valentino Garavani, fundador da grife Valentino, aos 93 anos


Foto: Reprodução

O mundo da moda se despediu, nesta segunda-feira (19), de um de seus maiores ícones. O estilista italiano Valentino Garavani, fundador da grife Valentino e referência absoluta da alta-costura mundial, morreu aos 93 anos, em Roma. A notícia foi confirmada por meio de um comunicado oficial da Fundação Valentino Garavani e Giancarlo Giametti.

 

Considerado um dos nomes definitivos da moda do século 20, Valentino construiu uma carreira marcada pelo glamour, pela sofisticação e por uma estética romântica e luxuosa que atravessou gerações. Publicações internacionais como Harper’s Bazaar e W Magazine reconhecem o estilista como responsável por moldar a percepção contemporânea da elegância italiana, elevando o “made in Italy” ao mais alto patamar da moda global.

 

Apelidado de “o último imperador”, título que inspirou o documentário lançado em 2008 sobre sua vida e obra, Valentino teve sua assinatura eternizada em tapetes vermelhos, grandes eventos internacionais e casamentos da alta sociedade. O icônico vermelho Valentino tornou-se símbolo de poder, feminilidade e refinamento, consolidando um padrão estético que permanece atual até hoje.

 

Valentino Garavani parte, mas deixa um legado imortal: o de ter transformado a moda em arte e a elegância em um conceito atemporal.

PUBLICIDADE