HOME Notícias
A morte de Georg Ratzinger e a grandeza de seu irmão, o Papa emérito

Bento XVI enfrentou os desafios da pandemia para visitar o irmão enfermo na Alemanha.

Georg Ratzinger, 96 anos, faleceu nesta quarta-feira, dia 1º de julho, na Alemanha, oito dias depois de ter recebido a visita do irmão, o Papa emérito Bento XVI, de 93 anos. Foi o último encontro dos irmãos Ratzinger. Embora frágeis fisicamente, os dois celebraram a Eucaristia juntos. Segundo alguns jornalistas que cobrem o Vaticano, Joseph Ratzinger, o Papa emérito, não visitou a irmã antes de sua morte, isto por conta dos muitos afazeres na Cúria romana, quando era Prefeito da Congregação para Doutrina da Fé. 

Convicto de não querer  cometer o mesmo ato com o irmão Georg, Joseph, pleiteou uma verdadeira saga para se encontrar com o irmão mais velho. Em uma Europa ainda assolada pela pandemia do novo coronavírus, assim que soube do declínio da saúde de Georg, Bento XVI  fez a viagem do Vaticano a Alemanha. Os registros mostram um corpo debilitado pela idade  e pelas enfermidades, mas se percebe um espírito destemido e jovial no Papa emérito. 

Além de tudo, Joseph, pertence ao grupo de risco da Covid-19, mas a consciência de sua missão e o amor pelo irmão o fez transpor as barreiras e mostrar ao mundo - embora não tenha dito uma única palavra -  que o medo não pode ter a última palavra em nossas vidas, ainda que as circunstâncias sejam as mais adversas possíveis. 

Descanse em paz Georg Ratzinger. Obrigado Bento XVI. 

PUBLICIDADE