
Alagoana, cearense, nordestina, brasileira... Sandra Monteiro é o exemplo que a educação muda a vida de um povo. Sandra é uma mulher de trajetória inspiradora: neta de escrava, sua mãe lavava roupas para casa e foi a primeira mulher de sua família a alcançar o ensino superior. Sua história de vida e determinação é, sem dúvida, uma inspiração para muitos.
Está atualmente como secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), uma pasta que tem transformado a realidade de muitos cearenses por meio de iniciativas inovadoras e inclusivas.
Em visita ao Grupo Cidade de Comunicação (GCC), Sandra participou de entrevistas nos veículos do grupo, e falou sobre sua trajetória e desafios para o futuro.
"Nossos jovens são muito conectados. precisamos avançar, claro, numa conexão de forma gratuita, mas os estudantes, não só os estudantes, mas qualquer pessoa acima de 16 anos, pode se inscrever nesses cursos da SECITECE. Eles têm acesso a cursos presenciais, EAD, que saíram da universidade ou do ensino básico... é um meio que a gente consegue ofertar e disponibilizar o acesso a tecnologia", afirma Sandra Monteiro.
Antes de assumir a titularidade da Secitece, Sandra atuou como coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação na própria secretaria . Em março de 2023, foi eleita diretora Regional Nordeste do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), cargo que ocupa durante o biênio 2023-2024 .
À frente da Secitece, Sandra tem se dedicado à promoção da ciência e tecnologia no Ceará, com ênfase na democratização do conhecimento e na integração dos saberes populares e científicos. Ela também tem buscado fortalecer parcerias internacionais, como evidenciado por sua participação na "Missão Brasil-China 2024", organizada pelo Consecti, que visa promover a cooperação entre o Brasil e a China em áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Foto: Lino Vieira.