HOME Notícias
Lula e Janja são recebidos pelo Papa Leão 14 no Vaticano


Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, realizaram, nesta segunda-feira (13), uma visita oficial ao papa Leão 14, no Vaticano. Foi o primeiro encontro entre o casal presidencial e o pontífice, marcado por diálogos sobre fé, meio ambiente e desafios globais.

 

“Eu e a Janja tivemos um excelente encontro com sua santidade, o papa Leão 14, no Vaticano. Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”, declarou Lula em nota à imprensa.

 

Durante a audiência, o presidente convidou o papa para participar da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). No entanto, o pontífice informou que não poderá comparecer devido às celebrações do Jubileu, mas garantiu que o Vaticano enviará representantes oficiais à Conferência do Clima.

 

O encontro teve duração de cerca de 30 minutos e contou também com a presença dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), além da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), da presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e do embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira.

 

Lula destacou os avanços sociais de seu governo e mencionou o combate à fome no país. “Falei ao papa sobre como, em dois anos e meio, tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome”, afirmou. O presidente ainda parabenizou o pontífice pela Exortação Apostólica Dilexi Te, ressaltando “a importância de não separar a fé do amor pelos mais pobres”.

 

A fé do povo brasileiro também foi lembrada no encontro. Lula comentou sobre o Círio de Nazaré e as celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. “Fiquei muito feliz em saber que sua santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno”, completou o presidente.

PUBLICIDADE