HOME Notícias
Ciro Gomes descarta nova candidatura à Presidência, mas deve disputar o Governo do Ceará em 2026

 

 

Em um anúncio que movimentou os bastidores da política nacional, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) declarou que não será mais candidato à Presidência da República. Após quatro derrotas consecutivas, o político cearense decidiu colocar um ponto final em sua trajetória de disputas pelo Palácio do Planalto.

 

“Não quero mais ser candidato, não. Não quero mais importunar os eleitores”, disse Ciro em entrevista à rádio Itatiaia, em Belo Horizonte, deixando claro que sua atenção agora estará voltada a outros caminhos.

 

Uma trajetória marcada por disputas

Ciro tentou chegar ao cargo mais alto da política brasileira em quatro ocasiões (1998, 2002, 2018 e 2022). Apesar de nunca ter conquistado o segundo turno, consolidou-se como uma das vozes mais críticas do cenário nacional, conhecido pelo discurso afiado e pela defesa de um projeto desenvolvimentista para o Brasil.

 

Novos rumos

Fora da corrida presidencial, os olhares se voltam para as eleições de 2026. Nos bastidores, há especulações de que Ciro possa disputar novamente o Governo do Ceará, cargo que já ocupou no início dos anos 1990.


Inclusive, dirigentes do PL ensaiam aproximação para uma possível aliança no estado, numa movimentação que promete mexer no tabuleiro político cearense.


 O peso da decisão

A declaração encerra um ciclo de mais de duas décadas em que Ciro figurou como opção nacional. Para alguns, trata-se de uma despedida melancólica; para outros, de um reposicionamento estratégico que pode abrir novas possibilidades regionais.

PUBLICIDADE