
Foto: Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se posicionou sobre as questões jurídicas e políticas brasileiras. “O Brasil está fazendo algo terrível em seu tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho observado, assim como o mundo todo, enquanto eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo”, declarou.
Trump elogiou o ex-presidente inelegível. “Eu passei a conhecer Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país. Além disso, um negociador muito firme em comércio. Sua eleição foi muito apertada. Agora, ele está liderando nas pesquisas. Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político, algo sobre o qual eu sei muito bem. Aconteceu comigo dez vezes pior, e, agora, nosso país é o mais 'quente' do mundo”, afirmou.
Por fim, o norte-americano subiu o tom nas relações diplomáticas. “O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei observando de perto a caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil. Isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz”, concluiu Trump.
Lula reage
Em nota assinada pelo presidente Lula, o Palácio do Planalto reagiu: "A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito".