A Câmara Brasil-Portugal do Ceará empossou sua nova diretoria para o triênio 2025-2027. O evento foi marcado pela posse de Patrícia Campos como presidente da instituição, a primeira mulher a assumir o cargo desde a fundação da Câmara.
Tendo a Federação das Indústrias do Estado do Ceará como palco, o evento ocorreu na noite de 2 de julho de 2025 e reuniu autoridades, empresários e representantes da comunidade luso-brasileira para celebrar a nova fase da entidade, que reafirmou seu compromisso com o fortalecimento das relações bilaterais, a inovação e o diálogo entre nações com trajetória histórica compartilhada.
Campos destacou o compromisso de fortalecer o protagonismo da Câmara nas relações bilaterais entre Brasil e Portugal para consolidar a instituição como um elo estratégico na construção de tratados, convênios e acordos entre organizações públicas e privadas dos dois países. “A Câmara é um ponto de convergência entre Brasil e Portugal. Nossa proposta é fortalecer institucionalmente os laços econômicos, culturais e educacionais entre as duas nações. Nosso objetivo é apoiar aqueles que desejam internacionalizar seus projetos, facilitando o caminho para empreendedores em Portugal e gerando oportunidades concretas para investidores portugueses interessados no Ceará”, afirmou.
Entre as prioridades estratégicas anunciadas pela nova gestão, estão o fomento ao ambiente de negócios, com iniciativas para facilitar a entrada de empresas brasileiras em Portugal e atrair investimentos portugueses para o Ceará; o fortalecimento da economia azul, com destaque para o turismo marítimo, a biotecnologia marinha e a pesca sustentável; o incentivo ao empreendedorismo, com ênfase no protagonismo feminino no Brasil e em Portugal; e a ampliação de parcerias com universidades portuguesas.
A nova gestão do conselho administrativo conta ainda com Tadeu Dote à frente da diretoria de Indústria e Comércio, Décio Simões Pereira liderando o setor de Serviços e TI, Anya Ribeiro de Carvalho responsável pelo Turismo, José Carlos Escobar na Tesouraria e André Lima na área jurídica. Nas diretorias estratégicas e temáticas, também foram empossados Aline Ponte Lima (Câmara Jovem), Benedito Simões (Comercial e Novos Negócios), Carlos Alberto Nunes Filho (Logística), Cibele Gaspar Fernandes (Projetos para Investimentos), Cláudia Soares (Imagem), Daniel Furlani de Sá Cavalcante (Agronegócios), Delano Macedo de Vasconcelos (Relações com Mercado Financeiro), Erica Viana Arruda Sá (Investimentos), Hermes Oberdan Monteiro (Aduaneira) e Irineu Guimarães Júnior (Desenvolvimento Imobiliário).
Confira os registros de Paulo Máximo: