HOME Notícias
Rede Parcerias: fundadores da startup compartilham experiências sobre programas de fidelidade

Saiba Mais!

? 

Fidelizar os clientes se torna cada vez mais uma necessidade para empresas que buscam crescimento sustentável. Com um modelo de cliente cada vez mais exigente e sendo impactado diariamente por diversos anúncios, é preciso pensar em formas de reter o consumidor.

 Um reflexo desse novo cenário é o crescimento do mercado de loyalty no Brasil. Segundo pesquisa da ABEMF, apenas em 2023, houve um crescimento de 18% nos resgates em programas de fidelidade.

 Foi de olho nesse crescimento que o Eduardo Torres e Thiago Mattos fundaram o Rede Parcerias, startup carioca que desenvolve clubes de benefícios personalizados para centenas de empresas brasileiras.

 Com base na experiência obtida com a criação e gestão de programas de fidelização de diversos nichos, Eduardo destaca que um dos segredos para garantir a satisfação do consumidor é investir na diversidade de benefícios dentro da estratégia de loyalty:

 “Quando se pensa em programa de fidelidade, muitas vezes a única recompensa considerada são os descontos. Eles realmente são ótimos, pois todo mundo adora economizar. Porém, caso o cliente não deseje fazer uma compra, não vai haver nenhuma interação que possa garantir a satisfação”.

 De acordo com os fundadores, perceber isso é essencial para conseguir criar uma estratégia de retenção que engaje o cliente, pensando não apenas em oferecer descontos, mas em criar laços reais, pois é isso que gera fidelização.

 “O que fizemos nos clubes de vantagens dos nossos clientes, foi deixar o desconto como apenas uma das vertentes dos benefícios, oferecendo também gratuidades e premiações para que os usuários possam sempre acessar o programa de fidelidade e ter uma proximidade com a marca”, pontua Thiago.

 Para criar boas estratégias de lealdade, eles também já estão de olho em práticas inovadoras que podem ser aplicadas para gerar mais experiências positivas para o cliente. Uma dessas é a gamificação.

 O termo criado por Nick Pelling, diz respeito à aplicação dos elementos dos jogos em atividades do dia a dia, para tornar tarefas mais interessantes e divertidas, sendo mais um dos segredos para gerar fidelidade.

 Segundo Eduardo, para começar a utilizar essa estratégia, eles pensaram em jogos que todo mundo conhece e gosta de participar, como bolão, quebra-cabeça, cataletra e outros. Assim, o usuário participa do desafio e recebe um prêmio quando o vencer.

 Além disso, Eduardo também destaca que o fato de receber um prêmio é mais um ponto positivo no relacionamento com a marca: “Premiar o cliente faz com que ele se sinta especial e lembrado, e essa proximidade vai aumentar o número de recomendações e contribuir para evitar cancelamentos”.

 Para finalizar, Thiago deixa uma dica para empresas que desejam fidelizar os clientes: “Comece hoje mesmo com ações simples, como um bom atendimento, e garantindo a qualidade do produto. Em seguida, pense também em oferecer benefícios em um clube de vantagens, pois esse será um algo a mais que fará muita diferença”.

 Foto Destaque: Eduardo Torres (à esquerda) e Thiago Mattos (à direita).

 

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas