
A inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho rompe estigmas e preconceitos que historicamente os excluíram dos espaços profissionais, sendo fundamental para a construção de uma sociedade mais diversa e justa. Cada indivíduo com Transtorno do Espectro Autista é único, com habilidades que podem ser aprimoradas em lógica, memória, criatividade, atenção a detalhes e pensamento sistemático.
Oferecer oportunidades reais de trabalho para autistas promove autonomia, dignidade e pertencimento, contribuindo com o talento e a valorização dessas pessoas. Além do aspecto social, as entidades públicas e privadas também se beneficiam, proporcionando ambientes que acolhem a neurodiversidade com inovação. Profissionais autistas sob acompanhamento podem apresentar perspectivas para resolução de problemas e se destacar em funções que exigem concentração e dedicação.
Empresas inclusivas também se fortalecem diante do público e dos próprios colaboradores, promovendo uma cultura organizacional mais humana.
A inclusão efetiva, no entanto, exige investimento em acessibilidade, capacitação de equipes e sensibilização dos colegas de trabalho. Adaptar processos seletivos, flexibilizar rotinas e garantir uma comunicação clara são algumas ações necessárias.
Exemplos que dignificam
Políticas públicas e ações afirmativas também exercem um papel importante nesse processo, não apenas sob a ótica profissional, mas também na infância e adolescência. O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, oferece, desde 2021, acompanhamento para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e crianças com trissomia do 21, a síndrome de Down, desenvolvendo ações de sensibilização da sociedade, capacitações para profissionais e intercâmbios com órgãos públicos e instituições privadas.
O órgão da casa legislativa acompanha crianças de 2 a 12 anos e adolescentes até 16 anos com TEA e crianças de 2 a 12 com T21, dependentes dos servidores da Assembleia e comunidades do entorno. A equipe é composta por profissionais de áreas como Serviço Social, Enfermagem, Psiquiatria infantil, Pediatria, Neuropediatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Musicoterapia, oferecendo assistência especializada para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças e dos adolescentes acompanhados, contribuindo para o exercício da cidadania e a integração às atividades sociais.