HOME Notícias
Dupla ganha Nobel de Química 2021 por criação de ferramenta para construção molecular

A pesquisa descobriu um novo tipo de catalisador: a “organocatálise assimétrica”, construída a partir de pequenas moléculas orgânicas

Foto: Divulgação

A Academia Real das Ciências da Suécia premiou com o Nobel de Química a dupla Benjamin List e David WC MacMillan “pelo desenvolvimento de organocatálise assimétrica”, pesquisas que consistem na criação de uma ferramenta para a construção molecular de forma a catalisar reações químicas de forma mais sustentável. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 6. 

“Construir moléculas é uma arte difícil. Benjamin List e David MacMillan são premiados com o Prêmio Nobel de Química 2021 pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta para construção molecular: organocatálise. A ferramenta já teve grande impacto nas pesquisas farmacêuticas e tornou a química mais verde”, indicou o texto para a justificativa do prêmio. 

Os cientistas, que trabalharam com pesquisas independentes, irão dividir o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, equivalente a cerca de R$ 6,3 milhões.

Anteriormente, pesquisadores acreditaram que havia apenas dois tipos de catalisadores (substância que aumenta a velocidade das reações químicas): metais, prejudiciais ao meio ambiente, e enzimas. A pesquisa descobriu um outro tipo de catalisador: a “organocatálise assimétrica”,  construída a partir de pequenas moléculas orgânicas.

“A organocatálise se desenvolveu a uma velocidade surpreendente desde 2000. Benjamin List e David MacMillan permanecem líderes no campo e demonstraram que catalisadores orgânicos podem ser usados ??para impulsionar inúmeras reações químicas. Usando essas reações, os pesquisadores agora podem construir qualquer coisa de forma mais eficiente, desde novos produtos farmacêuticos até moléculas que podem capturar luz em células solares. Desta forma, os organocatalisadores estão trazendo o maior benefício para a humanidade”, destaca o texto de anúncio. 

O alemão Benjamin List, de 53 anos, é pesquisador vinculado ao Instituto Max-Planck, na Alemanha, e é doutor pela Universidade Goethe, em Frankfurt. Já David WC MacMillan, 53 anos, nasceu no Reino Unido e é doutor pela Universidade da Califórnia em Irvine, nos Estados Unidos. Atualmente, é pesquisador da Universidade de Princeton, sendo o segundo laureado da universidade em 2021. O primeiro foi o japonês Syukuro Manabe, um dos vencedores do Nobel de física.

Nobel 2021

Pela segunda vez desde a Segunda Guerra Mundial, o tradicional banquete dos laureados do Nobel não acontecerá este ano devido à pandemia. Dessa foma, a Academia Real das Ciências da Suécia irá novamente anunciar os ganhadores dos prêmios de forma on-line. A divulgação deve ocorrer entre os dias 4 e 11 de outubro.

Com 120 anos de história, o Prêmio Nobel é nomeado em alusão ao cientista sueco Alfred Nobel e premia anualmente contribuições para a humanidade em Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz, além de também oferecer um prêmio homenagem de Ciências Econômicas.

Nesta segunda-feira, 4, a dupla formada pelo estadunidense David Julius e o libanês Ardem Patapoutian foi anunciada como ganhadora do Prêmio Nobel 2021 em Medicina por suas descobertas sobre receptores e sensores de temperatura e toque. Já na terça, o trio yukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi levou o de Física “por suas contribuições inovadoras para o entendimento dos sistemas físicos complexos".

Ainda serão anunciados o Nobel Literatura (7), Paz (8) e o prêmio de Economia (11).

 

PUBLICIDADE