HOME Notícias
Dupla ganha Nobel de Medicina por pesquisas sobre temperatura e toque

Pela segunda vez desde a Segunda Guerra Mundial, o tradicional banquete dos laureados do Nobel não acontecerá este ano devido à pandemia

Foto: Dvulgação

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou na manhã desta segunda-feira, 4, o primeiro prêmio Nobel de 2021. A dupla formada pelo estadunidense David Julius e o libanês Ardem Patapoutian foi a ganhadora do Prêmio Nobel 2021 em Medicina por suas descobertas sobre receptores e sensores de temperatura e toque.

“Nossa habilidade de sentir o calor, o frio e o toque é essencial para a sobrevivência e para sustentar nossa interação com o mundo ao nosso redor. Em nossa dia a dia, consideramos essas sensações como garantidas, mas como os impulsos nervosos se iniciam para que a temperatura e a pressão possam ser percebidas? Esta questão foi resolvida pelos ganhadores do Prêmio Nobel deste ano”, foi o que indicou a Academia, em sua conta de Instagram, para justificar e anunciar os laureados deste ano. 

Natural de Nova York, o estadunidense David Julius, 65 anos, atualmente é professor da Universidade da Califórnia, em São Francisco, e, segundo a Academia, utilizou um composto presente da pimenta malagueta que induz queimação para conseguir identificar os sensores nas terminações nervosas da pele. 

Já Patapoutian, 53 anos, nasceu no Líbano e é professor do Howard Hughes Medical Institute, em La Jolla, na Califórnia. O pesquisador utilizou célular sensíveis à pressão para identificar uma “nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e órgãos internos”. 

Nobel 2021

Pela segunda vez desde a Segunda Guerra Mundial, o tradicional banquete dos laureados do Nobel não acontecerá este ano devido à pandemia. Dessa foma, a Academia Real das Ciências da Suécia irá novamente anunciar os ganhadores dos prêmios de forma on-line. A divulgação deve ocorrer entre os dias 4 e 11 de outubro.

Com 120 anos de história, o Prêmio Nobel é nomeado em homenagem ao cientista sueco Alfred Nobel e premia anualmente contribuições para a humanidade em Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz, além de também oferecer um prêmio homenagem de Ciências Econômicas.

 

PUBLICIDADE