HOME Notícias
Nobel de Física vai para trio por pesquisa sobre mudanças climáticas e aquecimento global

Os laureados deste ano foram os pesquisadores Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi

Foto: Divulgação

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou nesta terça-feira, 5, os ganhadores do Nobel de Física 2021. Os laureados deste ano foram os pesquisadores Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi “por suas contribuições inovadoras para o entendimento dos sistemas físicos complexos”. 

Em 2020, o Nobel de Física também premiou um trio por sua pesquisa sobre buracos negros. 

O prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões) foi dividido em dois. A primeira metade foi para o japonês Syukuro Manabe e o alemão Klaus Hasselmann, por suas pesquisas que envolveram “modelagem física do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo o aquecimento global de forma confiável”.                                                                                                                                                                                                              

Nascido no Japão, Syukuro Manabe, 89 anos, atua como metereologista sênior da Universidades de Princeton, nos Estados Unidos. O cientista é conhecido por suas pesquisas sobre os aumentos dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera. 

Já Klaus Hasselmann, 89 anos, atualmente é professor do Instituto de Metereologia Max Planck, em Hamburgo, na Alemanha, e criou um modelo físico que conecta tempo e clima, método utilizado para provar que as mudanças de temperatura na atmosfera ocorrem devido às emissões humanas de dióxido de carbono.

Já o italiano Parisi, de 72 anos, é laureado por sua “descoberta da interação da desordem e das flutuações nos sistemas físicos de escalas atômicas a planetárias”. Segundo a Academia, o professor contribuiu de forma revolucionária “para a teoria de materiais desordenados e processos aleatórios”. 

Atualmente, Parisi trabalha na Universidade Sapienza de Roma, na Itália, instituição na qual que se formou. 

Nobel 2021

Pela segunda vez desde a Segunda Guerra Mundial, o tradicional banquete dos laureados do Nobel não acontecerá este ano devido à pandemia. Dessa foma, a Academia Real das Ciências da Suécia irá novamente anunciar os ganhadores dos prêmios de forma on-line. A divulgação deve ocorrer entre os dias 4 e 11 de outubro.

Com 120 anos de história, o Prêmio Nobel é nomeado em alusão ao cientista sueco Alfred Nobel e premia anualmente contribuições para a humanidade em Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz, além de também oferecer um prêmio homenagem de Ciências Econômicas.

Nesta segunda-feira, 4, a dupla formada pelo estadunidense David Julius e o libanês Ardem Patapoutian foi anunciada como ganhadora do Prêmio Nobel 2021 em Medicina por suas descobertas sobre receptores e sensores de temperatura e toque.

Ainda serão anunciados o Nobel de Química (6), Literatura (7), Paz (8) e o prêmio de Economia (11).

 

PUBLICIDADE