HOME Notícias
Lula e Ciro se reencontram e selam trégua. Ex-presidente e ex-ministro estavam rompidos desde 2018

O encontro, revelado pelo jornal O Globo, foi mediado pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT)

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se reencontraram nesta semana e concordaram em uma trégua após uma conversa. Os políticos estavam rompidos desde 2018, em que ambos tiveram divergências após divergências dos partidos durante as eleições presidenciais, em que Ciro representou o PDT e Lula demonstrou apoio ao ex-prefeito Fernando Haddad. 

O encontro, revelado pelo jornal O Globo, foi mediado pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT). Apesar de ser filiado ao partido dos trabalhadores, o governador também é aliado dos Ferreira Gomes, no Ceará. 

A mediação também prevê diminuir a tensão entre os partidos, que também são adversários nas eleições municipais de Fortaleza. O presidente da Assembleia José Sarto (PDT) e a ex-prefeita e deputada Luizianne Lins (PT) marcaram empate técnico nas últimas pesquisas de intenção de voto, ficando atrás somente do candidato do Pros, Capitão Wagner. 

A conversa ocorreu no começo de setembro na sede do Instituto Lula, em São Paulo. Apesar de compartilharem “mágoas” e outros assuntos relacionados a ambos os partidos, nenhum dos dois mencionou as eleições de 2022, em que Ciro e Lula devem ser adversários novamente. 

A tensão entre os candidatos aumentou após Ciro ter se negado a apoiar o partido após sua derrota no segundo turno, em que Fernando Haddad (PT) e Bolsonaro (Sem partido) travaram uma disputa altamente polarizada. O pedetista, na época, viajou e recebeu altas críticas de Lula e outros representantes do Partido dos Trabalhadores.

 

PUBLICIDADE