HOME Notícias
Pacto Global da ONU no Brasil e Somos Um promovem evento sobre sustentabilidade no Ceará


Ticiana Rolim, presidente da Somos Um e idealizadora do evento (Foto: Divulgação)

O Pacto Global da ONU no Brasil realizará o evento Conexão ODS, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Beach Park, em parceria com a Somos Um, organização sem fins lucrativos que existe para reduzir as desigualdades sociais e criar oportunidades por meio de negócios de impacto. O encontro dará visibilidade a diálogos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, às questões sociais, ambientais e de governança nas empresas e debaterá como avançar em impacto social.

Os três dias serão recheados de painéis que discutirão, entre outros temas, justiça climática, saúde mental, descarbonização, água e oceanos e investimentos de impacto. Todos terão nomes relevantes para o cenário. O de saúde mental, por exemplo, trará Ana Fontes, vice-presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU no Brasil e Michelle França, diretora de saúde mental e diversidade da Ambev.

O Professor Muhammad Yunus, ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2006, será key-note speaker, estará presente e lançará seu novo livro "A World of Three Zeros" (O Mundo de Três Zeros, em português), em que descreve como ferramentas financeiras se relacionam e financiam negócios sociais e que traz reflexões sobre como as empresas podem e devem contribuir com os desafios sociais e ambientais da humanidade. Outro destaque é a participação de Rubens Ometto, presidente do Conselho de Administração da Cosan S.A., liderança empresarial e responsável pela transformação da empresa em uma das maiores corporações empresariais do país e grande referência de liderança empresarial.

"Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são objetivos de toda a humanidade, e cumprir com a urgência da Agenda 2030, precisamos engajar todas as pessoas. Cada um deve puxar para si a responsabilidade, e as empresas têm papel fundamental nisso. É importante aumentar o nível de ambição e participação do setor privado em diferentes estados e municípios brasileiros", diz Carlo Pereira, CEO do Pacto Global no Brasil. "Esse evento aproxima ainda mais o Pacto Global das organizações presentes na região Nordeste. Para mudar, precisamos do Brasil todo".

A Somos Um promoverá, ainda, um encontro com comunidades que tenham projetos alinhados com os Movimentos do Pacto Global da ONU no Brasil. Os participantes do evento escolherão entre cinco comunidades para conhecer o trabalho de seus empreendedores sociais. Além disso, a organização promoverá um desafio de inovação, em que oito negócios de impacto do Norte e Nordeste, selecionados por meio de edital, serão mentorados e poderão fazer um pitch para os executivos presentes e uma banca avaliadora. Dois projetos vencedores receberão prêmio no valor de R$ 50 mil cada.

PUBLICIDADE