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5 passos para estratégia Inbound Marketing

No post passado, falei sobre o aprendizado de se entregar a um conhecimento imergindo nele. Nesse post, vou falar como você aprofunda de fato seu processo de aprendizado com técnica e observação.

Só para deixar claro, não se trata de uma estratégia superficial, mas tudo que falar aqui aprofunde o principal: a sua decisão de fazer.

Um ponto importante no Inbound Marketing é o contexto. Contexto é chegar no lugar onde precisamos estar com tudo mais que precisamos para usar. É como chegar ao século XXI e não ter um cabo para colocar energia no seu iPhone. Ou num extremo do pensamento, é como ter um iPhone no século XVII. Isso é viver sem contexto. 

O contexto deve ser usado para formar os teus objetivos de marketing. Não é raro, receber emails com objetivos vagos. E não se culpe por isso. Quero que você analise o seu contexto e diga, diante das suas circunstâncias, quais os seus objetivos. 

Passo 1: OBJETIVO

Gosto de usar uma forma simples: desconstruir para construir. Ou seja, saiba onde você quer chegar e construa a sua jornada em marketing de conteúdo. Sugiro que formule objetivos simples, claros e mensuráveis. Ex: Emagrecer 4kg em 30 dias. É diferente de dizer “Quero ter mais qualidade de vida”. 

Passo 2: REDES SOCIAIS

Aproveitando a metáfora do mergulho no inbound marketing, as redes sociais são um dos caminhos viáveis para começar na sua estratégia. Elas trabalham de pessoa para pessoa e é um ótimo começo para investimento. Tentar usar todas as ferramentas de uma vez, fraciona a verba sem deixar os resultados alcançados de forma aparente. A ansiedade deve ser pelo que você vai experimentar. O melhor disso é que não estiver, como você espera, é só adotar outra estratégia. Simples assim.

Passo 3: CRIATIVO

Se estamos falando de redes sociais, a grande pergunta para a sua comunicação deve ser: O que faz o dedo do seu cliente parar? Com essa pergunta e baseando-se na política de Anúncios do Facebook Business, é sensato entender o que a ferramenta recomenda. Imagens com pouco texto e nenhuma forma de exclusão são valorizados para aprovar. Para eles, a comunicação mais efetiva, valoriza o que os princípios de integridade, respeito e ética. Assim, quanto menos interferência na imagem, mais ela é considerada autentica e coerente ao contexto de comunicação pessoa a pessoa (mesmo que se trate de um CNPJ).

Passo 4: COPY

Para falar de textos persuasivos, vou trazer a ideia do afeto. Não estou excluindo o uso dos gatilhos mentais. Adooooooro-os! Quero ainda mais valorizá-los em textos construídos com afetividade, respeito e transparência. Nesse sentido a internet, é impar em deixar as verdades fluirem e, quando se tratar de uma inverdade, não ser valorizado ou a própria rede ter seu posicionamento. Então, escreva com coerência, muita técnica esconde o afeto, muito afeto, pode não mostrar tudo o que você quer passar. A rede está ávida por pessoas apaixonadas pelo que fazem e a forma como o fazem as tornam apaixonantes.

Passo 5: ANÚNCIO

Você já esclareceu seus objetivos, criou as peças e a copy. Chegou a hora de anunciar. Se você fez uma landing page, Maravilha! Tudo o que você fez, tem como objetivo verdadeiro, manter e estabelecer relacionamento com o cliente. Depois que começar, faça valer seu investimento. O cliente ou prospecto que cedeu as informações para você merece todo o seu cuidado e apreço. Trate-o com antecipação, personalização e respeito. Afinal, você tem a permissão dele para manter o relacionamento, e, consequentemente, a venda. Inclusive esse é a grande diferença entre relacionamento e network. Network é só uma agenda de contatos; relacionamento é confiança. E, confiança gera vendas. Mantenha-os informados.

Essa jornada não tem um fim, tem um ciclo que faz, aprende e refaz ainda melhor para alcançar objetivos ainda maiores.

Faça sem medo. Não ponha limites em você, ou no seu marketing. Não tenha medo de crescer.

 

Por @lidufigueiredo

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