O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, foi agraciado com o Título de Cidadão Cearense em Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na tarde de 28 de outubro de 2025.
Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, e doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo, onde também é livre-docente, Lewandowski tem trajetória marcada pela dedicação ao direito e à magistratura, tendo sido ministro eleito, em 1993, vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros.
Em 1997, ingressou na magistratura como juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo e, posteriormente, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça paulista. Lewandowski foi ministro do Supremo Tribunal Federal entre 2006 e 2023, nomeado pelo presidente Lula. Durante sua atuação na Corte, exerceu a presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça entre 2014 e 2016, e também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral, onde coordenou as eleições gerais de 2010, marcadas pela implementação da Lei da Ficha Limpa. Fomos prestigiar!
Acompanhe as fotos de Paulo Máximo: