HOME Notícias
Assembleia Legislativa realizou sessão solene para celebrar 20 anos do São João de Maracanaú

 

 

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará - Alece realizou, nesta quinta-feira (09/10), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 20 anos do São João de Maracanaú. A homenagem atendeu a requerimento do deputado Firmo Camurça, com subscrição dos deputados Sargento Reginauro e Heitor Férrer. Durante o evento, fui  homenageado juntamente com o prefeito de Maracanaú e idealizador do festejo junino, Roberto Pessoa, a deputada federal e grande apoiadora do São João de Maracanaú, Fernanda Pessoa, entre outros profissionais que contribuíram na realização do Maior São João do Planeta ao longo de duas décadas. Há 20 anos tenho a honra de ser o diretor geral do evento.

 


O São João de Maracanaú, celebrado como o Maior do Planeta e que este ano completa 20 anos, bateu incríveis recordes na edição de 2025, que aconteceu de 6 a 29 de junho, no Parque de Eventos Narciso Pessoa de Araújo. O público total superou 2,7 milhões de espectadores, nova marca histórica, acima dos 2,5 milhões de pessoas de 2024. A movimentação financeira gerada na economia pelo evento alcançou cifra superior a R$ 100 milhões, refletindo o aquecimento das cadeias produtivas ligadas ao turismo, hotelaria, vestuário, alimentação, estética, e serviços diversos. Além do impacto financeiro direto, o São João de Maracanaú também é um importante gerador de emprego e renda, contabilizando mais de 4.500 empregos diretos e indiretos. São oportunidades que abrangem desde a montagem da estrutura, segurança, alimentação, até a produção cultural, beneficiando também aproximadamente 1.500 empreendedores selecionados por meio de editais públicos para atuação como barraqueiros e ambulantes (e pessoal de apoio).

 


Com cerca de 300 atrações culturais e 250 quadrilhas juninas, distribuídas em sete festivais, o São João de Maracanaú também fomentou a cultura da região, promovendo o envolvimento de artistas e grupos culturais do Ceará e de todo o Nordeste. Essa diversidade cultural impulsiona não apenas o turismo cultural, mas também a economia criativa da região.

PUBLICIDADE