A segunda edição do Festival Ceará Sem Fome agitou o Centro de Eventos do Ceará em 15 de outubro de 2025, com uma programação voltada para o debate sobre estratégias e cooperação no combate à fome. A abertura contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de representantes das agências da Organização das Nações Unidas.
Durante três dias, o evento celebra dois anos de funcionamento das cozinhas do Ceará Sem Fome, iniciativa do Governo do Ceará que garante, diariamente, mais de 130 mil refeições e oferece transferência de crédito mensal para a compra de alimentos.
A presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome e primeira-dama do estado, Lia de Freitas, destacou a importância da valorização dos agentes das cozinhas e de compartilhamento dos resultados e avanços do programa. “Esta edição marca a saída de 150 mil pessoas da insegurança alimentar no Ceará. Também celebramos os dois anos de cozinhas do Ceará Sem Fome, quase três do programa Ceará Sem Fome, os 22 anos do Bolsa Família e os 80 anos da Organização das Nações Unidas”, afirmou.
Consolidado como espaço de formação e mobilização social, o festival reuniu diferentes setores e organismos internacionais na luta contra a fome. A ONU escolheu o Ceará como palco das ações do Dia Mundial da Alimentação, em reconhecimento ao protagonismo do estado na promoção da segurança alimentar e do direito à alimentação. “Para nós, é muito importante levar essa experiência para fora do país. No Brasil, já inspiramos outros estados brasileiros, como São Paulo, Bahia, Alagoas, Pernambuco entre outros. Nosso trabalho leva as periferias do Ceará, todos os setores da sociedade, nesse esforço coletivo”, finalizou. Estivemos presentes!
Confira os cliques de Geovanne Jinkings: