HOME Notícias
Ana Pinheiro, uma vida para eventos

A organização é uma característica marcante em Ana Pinheiro. Ela iniciou a vitoriosa trajetória profissional ao conviver em diversos ambientes e eventos e angariou conhecimentos. Desde então, além de realizar, estuda intensamente o universo dos eventos, o que permitiu tornar-se um grande ganho profissional desse segmento de mercado e referência no Ceará. 

Em bate-papo com a Frisson, ela conta um pouco das minúcias do mundo dos eventos, o papel de uma cerimonialista e sobre sua busca constante por ideias novas e arrojadas. Seu desejo é sempre diferenciar e surpreender nos eventos sob sua responsabilidade. 

Antes de tudo, conta pra gente como surgiu seu interesse pelo mundo dos eventos?

Venho de uma família relativamente grande e que adora festa, começando pelos meus pais. E esse universo de eventos sempre me fascinou. Nas festas de minha família, quer sejam casamentos, aniversários, bodas, sempre tinha uma profissional na frente da organização, mas eu sempre trabalhei junto com ele pelo simples fato de gostar desse movimento todo que envolve o mundo de eventos, desde o contato com fornecedores, negociação na hora de fechar os contratos, formatação do evento como um todo e finalização de tudo antes do evento começar. No dia do evento, eu estava sempre presente para acompanhar a montagem de tudo que havia sido contratado. Sempre tive uma visão bem criteriosa. Com o tempo, passei a ser a responsável pela organização do evento anual (almoço de confraternização de Natal) da empresa de meu pai (TP&E), onde a grande maioria dos clientes sempre elogiou. Nesse meio tempo, alguns amigos que iam fazer algum tipo de evento me ligavam me pedindo dicas e alguns cheguei a organizar o evento como um todo. Com o passar do tempo, os amigos e clientes que sempre estavam presentes no almoço de confraternização de Natal começaram a me incentivar a trabalhar diretamente com eventos. Daí, surgiu a AP Eventos – Ana Pinheiro Eventos.

Algum profissional ou alguma personalidade contribuiu para que você se encantasse por esse universo? Se sim, como?

Desde criança, sou fascinada com esse universo. Mas, tem uma pessoa que foi de suma importância para o meu aprendizado nesse ramo, que foi a Teresa Borges. A Teresa é amiga dos meus pais desde que eles eram noivos e, nas festas da minha família, era ela que sempre estava à frente. Eu sempre dava um jeito de participar das conversas, contratações, montagem no dia do evento, sem contar que prestava sempre muita atenção em tudo. Então, a Teresa Borges, sem dúvida alguma foi uma profissional que fez com que eu olhasse os eventos de uma forma diferente e ela foi sim uma grande escola para mim.

Geralmente, quais são as atribuições de uma cerimonialista?
 
Na minha visão, as atribuições de um cerimonialista são bem mais amplas e diversificadas do que imaginamos. E por mais que haja listas e mais listas do que compõe um serviço de cerimonial completo, sempre surgirá mais um item que o profissional acaba tendo de resolver porque, realmente, a função de um cerimonialista é acompanhar, orientar, coordenar e, sempre que surgir algum tipo de problema, resolver de forma coerente e tranquila. 

Como funciona o trabalho da cerimonialista? Trabalha na assessoria da cerimônia na igreja e na festa do casamento ou também ajuda a noiva nos preparativos do casamento?

No meu caso, por trabalhar com assessoria e cerimonial de casamento - que hoje em dia é chamado de “Cerimonial Completo” -, ajudamos a noiva em tudo. Nosso trabalho começa quando o evento ainda é um sonho. Em primeiro lugar, fazemos reuniões de planejamento do evento como um todo e, em cima de cada item escolhido, traçamos um cronograma a ser seguido, onde abrange a orientação e sugestão na escolha de profissionais para a cerimônia religiosa e recepção, passando desde a orientação na escolha do repertório musical da cerimônia, orientação na escolha de cardápio, reunião de layout, reunião geral com noivos e fornecedores até o cerimonial completo no dia do evento. Os itens anteriormente citados são apenas alguns dentre vários que traçamos na reunião de planejamento.
 
Por que é tão importante contratar uma cerimonialista?
 
Porque, além das indicações de profissionais (se for o caso) que serão indicados de acordo com cada perfil da noiva, fazemos a marcação e acompanhamento nas reuniões junto com a noiva, montagem do cronograma / check list e a cerimonialista irá representá-la no grande dia de sua vida, o seu casamento. Eu costumo dizer que a cerimonialista será os olhos da noiva no dia para fazer com que tudo que foi contratado e acordado com todos os profissionais envolvidos seja cumprido e de forma tranquila e harmoniosa e a noiva não se envolva absolutamente com nada. Apenas chegue na hora para aproveitar e curtir cada momento. 

Quanto tempo antes do casamento a cerimonialista deve ser contratada?
 
O quanto antes, melhor. O ideal seria cerca de um ano de antecedência para termos tempo suficiente para trabalharmos com calma e tornar realidade o sonho de cada noiva.

Qual estilo de festa você sonha em fazer e ainda não conseguiu realizar?

 
Não seria bem um estilo de festa. Mas, sim, um local para fazer uma festa. E o local seria um castelo (risos) porque desde criança acho imponente, lindo e romântico.

Existe algo que você se recuse a fazer em suas festas?
 

O que fosse me prejudicar profissionalmente. 

Quais os critérios utilizados pela cerimonialista para recomendar fornecedores?
 

Os critérios principais, em minha opinião, são a confiança e profissionalismo competente e sério. Esses dois critérios têm que andar juntos sempre.
 
Imaginamos que, além de se preocupar com os preparativos, a cerimonialista ainda tem que ser, digamos, um pouco "psicóloga" para lidar com o nervosismo e a ansiedade das noivinhas. Você acha que, nessas situações, o papel da cerimonialista é fundamental? 

Eu diria de suma importância. Eu sempre falo no primeiro contato com as noivas, independente de fecharam comigo ou não, que a empatia, segurança e tranquilidade são pontos cruciais para elas poderem contratar não só uma cerimonialista, mas os demais profissionais que irão compor o time que irá tornar realidade seu sonho. E a  cerimonialista, em especial, tem que ter, sim, essa afinidade, essa confiança porque passamos muito tempo juntas (cerimonialista e noiva) e ela tem que se sentir a vontade para por para fora toda e qualquer angústia que porventura venha a surgir. Por isso que somos também consideradas um pouco de “psicólogas”. 

Como administra o tempo entre trabalho, família e lazer?

Confesso que não tenho maiores problemas com relação a isso. É bem tranquilo.

O que mais gosta de fazer nas horas livres?

Fora estar com a minha Família, é sair com amigos e me divertir de forma saudável.

Qual a sua visão sobre o mercado de eventos no Ceara e no Brasil?

É um seguimento que só cresce a cada dia, independente de ser em um Estado ou outro. Eu costumo dizer que é uma curva crescente. Mas, eu me atrevo a falar que o nosso Estado não deixa nada a desejar, absolutamente em nada,  em relação aos eventos em outros Estados. 

Você já fez evento fora do Estado?

Eu tive o prazer de trabalhar em um casamento em São Paulo, em parceria com uma empresa de eventos sociais de lá. E foi um aprendizado muito importante para mim.

Conhecedora de muitas cidades do mundo, qual a que você mais gosta?

Eu adoro Nova York. Acho que lá as coisas acontecem.

Algum lugar visitado já influenciou seu trabalho? Como?

Em São Paulo. No casamento no qual eu mencionei acima, onde trabalhei. Como a nossa cultura é um pouco diferente, pude sugar o máximo de informações desse evento. Foi maravilhoso, profissionalmente falando.

Se você tivesse que escolher um lugar no mundo pra fazer um super evento, qual local escolheria?

Em um castelo, como dito antes (risos).

Quem é Ana Pinheiro?

Eu diria que é uma pessoa simples, alegre, que se doa muito, com alguns defeitos, como todos têm e que, acima de tudo, ama o que faz.

Confira os cliques de Lino Vieira. 

PUBLICIDADE