Rogério Soares, 49 anos, é um visionário. Ele deixou sua terra natal, Jardim de Piranhas, o Rio Grande do Norte, e mudou para o Ceará, estabelecendo-se em Fortaleza. O fato de ter apenas o ensino médio não foi um entrave para alcançar o sucesso. Hoje, ele é um empresário vitorioso, comandando a CouroFino, empresa líder no segmento de produtos que levam o couro da melhor qualidade.
Como se deu sua vinda para o Ceará? Conta essa história.
RS - Cheguei em 1988, a convite de um primo que já fabricava cintos em couro. Cheguei na verdade com um sonho em mente: conhecer o mar, que jamais tinha visto antes. Foi o primeiro sonho realizado em Fortaleza. Comecei a ajudar do meu primo, comecei a fabricar cintos e criei gosto pela coisa...
Quais os desafios que superou no início dessa jornada?
RS - Era muito difícil! Todo dia ia a pé para o centro da cidade comprar couro, cola, tudo de pouquinho porque o dinheiro era curto demais. Muitas vezes, até fiado comprava. Voltava com o material nas costas até a Parquelândia.
Por que a denominação CouroFino?
RS - Comecei usando o nome Portfino, porque a marca mais famosa era a Portfólio...foi um erro porque mais tarde teríamos problemas, até que um amigo sugeriu o nome CouroFino, como forma de externar uma verdade: que só trabalhávamos usando o mais puro couro em nossos produtos. Daí me soou bem e estamos até hoje.
Qual a estrutura da empresa hoje?
RS - Contamos com 6 fábricas próprias e 16 lojas distribuídas nos principais shoppings de Fortaleza e Mossoró.
Qual o posicionamento da Couro Fino no mercado atualmente?
RS - Líder absoluta no Ceará e N/Ne na venda de artigos em couro, em especial bolsas femininas, no atacado e varejo.
Quais os diferenciais da empresa para a conquista do público consumidor?
RS – O uso do mais puro couro e metais dos maiores fabricantes, a maior variedade de modelos, atendimento exclusivo, forte investimento em marketing e respeito pelas consumidoras do Ceará e demais Estados.
Qual o público maior da Couro Fino?
RS - Sem dúvidas, o feminino!
Qual a grande missão da empresa?
RS - Produzir com excelência produtos de qualidade, gerar mais empregos e contribuir para o crescimento do nosso Estado.
Como analisa a Couro Fino no contexto do mercado de trabalho cearense?
RS - O Ceará se destaca por sua mão-de-obra esmerada, talentosa e eficiente. Por isso, geramos 1.300 empregos diretos e indiretos, tornando nossos grandes parceiros mais de 40 fábricas terceirizadas.
Qual a meta da empresa para o futuro?
RS - Abrir mais lojas nos principais shoppings do N/Ne.
Como lida com o sucesso profissional?
RS - Com Humildade acima de tudo, valorizando sempre a família e sempre focado no trabalho.
Quais as dificuldades que mais enfrenta no cotidiano?
RS - A concorrência desleal dos produtos chineses, a falta de crédito e incentivos fiscais, além da altíssima carga tributária do País.
De que forma você administra o tempo entre a carreira e a família?
RS - É difícil responder porque minha esposa, Alderice, é minha sócia no negócio. E meus filhos trabalham na Couro Fino, além de sobrinhos e irmãos que cuidam de setores de produção e financeiro. A Couro Fino é mesmo uma grande família que fez e faz carreira respirando a cada dia nossa marca.
O que gosta de fazer no tempo livre?
RS - Viajar à minha terra natal e jogar futebol com meus amigos.
Responde rapidinho:
Um sonho - Atingir o número de 40 lojas até 2020.
Um defeito - Perfeccionista demais.
Uma ambição - Não tenho, apenas sonhos!
Um lugar para viajar - Guaramiranga/CE.
Uma qualidade – Humildade.
Viver é - Trabalhar sempre.
Deus – Tudo
Família - Importante e equilíbrio para quem sonha.
Amigos - Definitivos, porque sem eles não podemos dividir conquistas.
Felicidade é – Trabalhar sempre focado na família e agradecer a Deus pela sua saúde e deles (familiares) e sempre conquistar e valorizar novos e velhos amigos.