HOME Notícias
Rafaela Victor: bom gosto e elegância em bolsas e sapatos

A jovem e talentosa empresária Rafaela Victor é a entrevistada da semana da coluna. Grávida, ela recebeu nossa equipe para um papo fino, elegante e sincero – características que se encaixam bem em sua personalidade. Educada e de bom humor, ela relembrou o início da carreira, o cotidiano e as expectativas para 2017. “Continuaremos trabalhando fortemente. Além disso, será um ano cheio de amor”, contou. Acompanhe:

O que se passa em sua vida, no lado emocional, atualmente com sua gravidez?

Essa nova etapa da minha vida, que é a gravidez, muitas mudanças têm acontecido. Com certeza é uma fase de amadurecimento e preparação para receber nosso filho, um momento único e super valioso.

De que forma surgiu a marca Rafaela Victor?

Comecei a cursar Direito, porém a paixão pela moda falou mais alto e então fui cursar Designer de Moda na Faculdade Marista. Desde o primeiro semestre, com 19 anos, esse universo do couro me chamou atenção. Depois, em 2006, comecei a trabalhar com o desenvolvimento de bolsas. No começo, era uma brincadeira, vendia para amigas em casa e, depois, criamos um perfil no Orkut para começar a divulgar. As coisas começaram a acontecer... Até que, em 2010, abrimos a loja e começamos a marca Rafaela Victor. 

Nossa, que bacana! Agora, conta: de lá para cá, foram muitos obstáculos superados?

Muitas vezes, é difícil ter o seu trabalho reconhecido dentro do mercado, ainda mais sendo uma marca cearense concorrendo num universo de marcas mundialmente conhecidas como acontece nas bolsas. Acredito que esta foi a maior dificuldade. Para driblar essas dificuldades, tivemos que criar estratégias para fortalecer nossa marca, apresentando produtos com alto conceito de moda e com qualidade impecável.

Como sua empresa lida com a concorrência?

Em relação à concorrência, acho que existe espaço para todos e que todos podem crescer dentro do mercado.

De que maneira a Rafaela Victor driblou a crise econômica nacional?

A crise está aí, e temos que sempre tentar fazer diferente, buscar estratégias de divulgação, diferencial no atendimento, sempre priorizando o cliente que hoje busca além. Isto que tentamos sempre fazer: encantar.

Suas bolsas são consagradas entre o público feminino. A que você atribui esse sucesso?

Acredito que tudo que é feito com amor funciona, então atribuo essa aceitação do público feminino ao nosso produto a esse ingrediente fundamental, além de procurar sempre atender a necessidade da cliente. 

Como avalia o mercado feminino de bolsas do Ceará?

O mercado de bolsas no Ceará é bem forte, temos algo que é bem complicado nesse segmento: a mão de obra especializada, já que o processo de produção das bolsas é extremamente artesanal. Temos, então, várias empresas que trabalham super bem nesse segmento. 

De que forma pretende expandir seu negócio pelos próximos anos?

Um projeto que já iniciamos há um ano e meio foi a expansão da marca através da venda para outros lojistas do Nordeste. Já estamos presentes em várias capitais. Nosso planejamento para 2017 é começar a atingir a região Sul e Sudeste do Brasil. Além disso, iniciaremos um novo canal de vendas através de um e-commerce para tornar mais fácil e rápido o acesso à marca de qualquer lugar do País!

Como trabalha com a fidelização dos clientes?

Procuramos tratar nossa cliente de forma exclusiva e mais individualizada! Sempre que possível tentamos mimá-las com presentinhos, além de oferecer eventos e momentos agradáveis com parceiros na nossa loja.

De que maneira você enxerga a situação nacional atualmente?

A situação nacional realmente é muito delicada. Não tem como nos enganarmos em relação a isso! Mas é algo que, no mundo do empreendedorismo, temos que estar sempre precavidos. É uma ótima oportunidade para sair da zona de conforto e nos aproximarmos cada vez mais das nossas clientes.

Como cuida do corpo e da mente? É uma pessoa vaidosa?

Acredito que o trabalho da mente ocorre no dia-a-dia, tendo paciência, sendo calma nas situações adversas e levando a vida de forma sutil. Já me considerei bem mais vaidosa. A falta de tempo e as responsabilidades tornam esse processo mais complicado, mas é meio difícil ser do mundo da moda e não ser vaidosa. Acredito que ser vaidosa é cuidar de si mesma, se sentir bem e confiante.

Rafaela, sua rotina deve ser uma agitação imensa! O que gosta de fazer nas horas livres?

O trabalho realmente é algo que consome bastante tempo. Sendo bem franca, no tempo livre, procuro estar estudando e pesquisando.

E a família?

A família ainda é a maior prioridade. Então, sempre dá para encaixar alguns momentos jogando conversa fora. 

Para finalizar, quais as expectativas para 2017?

Estamos bem otimistas para 2017 e continuaremos trabalhando fortemente. Além disso, será um ano cheio de amor, com uma nova missão para minha vida: ser mãe.

PUBLICIDADE