HOME Notícias
Lia e Elmano de Freitas: compromisso com a dignidade, o cuidado e o desenvolvimento do povo cearense


Foto: Divulgação

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, ao lado de sua esposa, a então primeira-dama, Lia de Freitas, têm construído uma trajetória de serviço público marcada pela sensibilidade, responsabilidade social e amor ao povo cearense.

 

Elmano de Freitas da Costa nasceu em 12 de abril de 1970, no município de Baturité, filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, o “seu Odilon”, e da professora Elma de Freitas da Costa. É casado com a administradora Lia Freitas e pai de quatro filhos.

 

Viu no estudo do Direito a oportunidade para ampliar o trabalho com os mais vulneráveis, que começou a trilhar ainda nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), defendeu interesses dos trabalhadores de todo o Brasil nas mais altas cortes do País.

 

Atuou como secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo, da Prefeitura de Fortaleza. Em 2014, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, tendo tido o mandato renovado quatro anos depois.

 

Nos anos em que esteve na Assembleia Legislativa, propôs leis e ajudou a articular e aprovar inúmeras medidas em prol do desenvolvimento do Ceará e dos cearenses.

 

A primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia Gondim Araújo de Freitas, nasceu na cidade de Fortaleza, mas com raízes na cidade de Russas, no Ceará. Filha de Zilmar Freitas e Gláucia Gondim, Lia possui duas irmãs: Lívia e Léa. Em 2023, tornou-se primeira-dama ao lado de Elmano de Freitas, eleito governador do Ceará. Lia e Elmano são casados há 11 anos e possuem uma filha: Maria Beatriz, de seis anos de idade.

 

Lia é servidora pública da Prefeitura de Fortaleza há 21 anos, com atuação administrativa e técnica na Guarda Municipal de Fortaleza e como membro da Comissão de Desenvolvimento dos Planos de Cargos e Carreiras dos Servidores na então Secretaria de Administração do Município.

 

Com dedicação e compromisso, sempre colaborou em projetos voltados aos servidores públicos municipais. Formada em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e em Administração (2004) pela mesma instituição, Lia também é mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Atualmente, está no sétimo semestre de Medicina pela UNIFOR. Graduação, esta, que era um sonho de vida.

 

Desde 2023, a primeira-dama Lia de Freitas está à frente do Ceará Sem Fome do Governo do Estado. O programa, idealizado pelo governador Elmano de Freitas, é apontado como uma das maiores políticas públicas de superação da pobreza do Brasil, por meio de suas ações emergenciais e também estruturantes, que têm impactado na vida de milhares de cearenses em extrema vulnerabilidade todos os dias.

 

Desde a sua criação, o Ceará Sem Fome já distribuiu mais de 35 milhões de refeições em 1.300 cozinhas nos 184 municípios. O Cartão Ceará Sem Fome, com o valor de R$ 300, já fez circular mais de R$ 250 milhões na economia dos municípios. Já as Campanhas de Arrecadação com grandes parceiros resultaram nas arrecadações, até dezembro de 2024, e entregas de mais de 200 toneladas de alimentos para 148 entidades credenciadas pelo programa, e que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social.

 

Com o eixo +Qualificação e Renda, lançado em junho de 2024, o programa Ceará Sem Fome agora trabalha para proporcionar autonomia financeira de seus beneficiários, por meio de qualificações para o mercado formal ou para o empreendedorismo. O programa é muito mais do que um prato de comida. É uma dose generosa de dignidade e esperança de dias melhores.

 

Uma homenagem justa a quem transforma vidas todos os dias — com coragem, empatia e dedicação!

PUBLICIDADE