HOME Notícias
Festival Pintando o 7 ocupa a CAIXA Cultural Fortaleza


Espetáculo A viagem de um barquinho do Pavilhão da Magnólia (CE) (Foto: Tim Oliveira)

A CAIXA Cultural Fortaleza está recebendo a 10ª edição do Festival Pintando o 7, voltado para crianças e toda a família. O projeto, que iniciou nesta sexta-feira (28) e segue até 14 de dezembro, conta com uma programação diversificada, que une dança, teatro e oficinas criativas. 

 

O festival ocupa os espaços da CAIXA Cultural Fortaleza, com apresentações nas sextas-feiras, sábados e domingos. Na edição deste ano, temas como valorização da diversidade, afeto e imaginação abrem espaço para que crianças e familiares possam se aventurar e descobrir as possibilidades sobre convivência, respeito e transformação social.

 

Após uma aplaudida programação no primeiro fim de semana, o festival recebe, nesta segunda semana, o espetáculo “Poetas da Cor”, da Cia Druw de Dança Contemporânea (SP), que transforma o palco em um caleidoscópio de movimento e sensações, estimulando e convidando o público a dançar com o olhar. As apresentações acontecem nos dias 5 de dezembro (sexta), às 19h, e no dia 6 (sábado) às 16h e às 18h. O espetáculo recebeu o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Projeto Artístico, em 2017. 

 

O festival realiza ainda a oficina “Lúdico na Dança: Compondo cores e formas”, nos dias 6 e 7 de dezembro (sábado e domingo), sempre às 10h. Conduzida pela coreógrafa Miriam Druwe (SP), a atividade terá exercícios que estimulam o corpo, o gesto e a imaginação coletiva, com entrada gratuita.

 

Na última semana do festival, o grupo Pavilhão da Magnólia (CE) apresenta o espetáculo “A viagem de um barquinho”, uma delicada narrativa sobre descobertas, amizade e sonhos com apresentações nos dias 12 de dezembro (sexta), às 19h, e no dia 13 (sábado), às 16h e às 18h. A montagem venceu o 35º Prêmio Shell de Teatro – Categoria Destaque Nacional.

 

Encerrando as atividades, a oficina “Cápsula do Tempo: Cartas socio-lunáticas”, conduzida pelas artistas Silvianne Lima e Nelson Albuquerque (CE) acontece nos dias 13 e 14 de dezembro (sábado e domingo), sempre às 10h. A atividade gratuita promove uma experiência poética que convida crianças e famílias a escreverem cartas para o futuro, mesclando imaginação e reflexão sobre o tempo.

 

O Festival Pintando o 7 integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília. A programação de 2025 convida todos os públicos a "culturar"; isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Recife, Brasília e Belém. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país.

 

Fonte: Divulgação

PUBLICIDADE