HOME Notícias
O Dia da Televisão é comemorado neste dia 11 de agosto em homenagem à Santa Clara de Assis

O Dia da Televisão é comemorado neste dia 11 de agosto em homenagem à Santa Clara de Assis, declarada padroeira deste meio de comunicação pelo Papa Pio XII em 1958. Na época, a TV tinha se tornado popular em todo o mundo e o papa decidiu oferecer a bênção e a proteção da igreja para esta nova tecnologia. Assim, através de uma Carta Apostólica, no dia 21 de agosto de 1958, o Papa Pio XII proclamou a “Santa Clara Padroeira da Televisão”.

A primeira transmissão televisiva aconteceu no dia 26 de Fevereiro de 1926. Por isto, esta data é considerada o marco da invenção, graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra. No Brasil, o invento só chegaria 24 anos depois, mais precisamente em 18 de Setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4.

Nascido em Umbuzeiro, na Paraíba, em 1892, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo foi o dono de um império jornalístico no Brasil. Ele pode ser definido como jornalista, advogado, empresário e político, mas é lembrado, principalmente, por ter sido dono do conglomerado, que reuniu dezenas de jornais, revistas e estações de rádio. Foi então que, em 1950, em São Paulo, o empreendedor Chatô trouxe mais uma aquisição para os Diários Associados: a TV Tupi, a primeira emissora de televisão brasileira e da América Latina.

No Ceará

A TV Cidade Fortaleza iniciou suas atividades em agosto de 1978, porém com o nome de TV Uirapuru, através do canal 8, vindo a se tornar TV Cidade Fortaleza em junho de 1981. O primeiro contrato da empresa teve a assinatura de Cid Carvalho, que atuou como advogado constituinte, procurador da Fazenda e do Tribunal de Contas do Município. A emissora era afiliada à Rede Bandeirantes e, durante todo o dia, transmitia a programação da televisão paulista, que tinha como destaque os programas esportivos, o telejornalismo e o “Programa do Bolinha”, um dos líderes de audiência na época. Um ano depois, em 1982, veio a inovação: a TV Cidade Fortaleza passava a transmitir também a programação do SBT. De segunda a sábado, o fortalezense continuava acompanhando a programação da TV Bandeirantes, mas, aos domingos, o canal 8 cedia espaço ao “Programa Silvio Santos”, que liderava a audiência em todo o País.

No dia 7 de janeiro de 1987, foi assinado o contrato definitivo entre a TV Cidade Fortaleza e o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT. Do departamento de Master da empresa em Fortaleza, Miguel Dias de Souza acompanhou, pessoalmente, ao lado do jornalista Armando Vasconcelos, a troca de sinal. Saía a TV Bandeirantes e entrava o SBT. Durante dez anos consecutivos, a TV Cidade Fortaleza implementou grandes conquistas com a bandeira do SBT. A emissora cresceu. Expandiu sua área de planejamento em marketing, conquistando novos espaços na mídia local. A empresa reequipou seu parque tecnológico e pôs em prática um plano audacioso de jornalismo, apostando em uma programação diversificada para atingir públicos de diferentes segmentos. O resultado foi deveras positivo. Em todos os horários, locais e nacionais, a audiência da emissora deu um salto. A TV Cidade Fortaleza consolidou o segundo lugar absoluto na preferência dos telespectadores cearenses. Em outubro de 1997, a emissora trocou o SBT pela Rede Record. No início, poucos acreditavam que a mudança de sinal seria positiva para a TV Cidade Fortaleza. Dez anos depois, a emissora comemorara os consecutivos resultados das pesquisas de opinião, entre os telespectadores das diferentes classes sociais, que a colocam em primeiro lugar no índice de audiência em diversos horários.

No dia 4 de outubro de 2006, a TV Cidade Fortaleza lançou o mais moderno estúdio de televisão de toda a região Nordeste. Dotado de equipamentos de ponta, a tecnologia é uma forte aliada no trabalho realizado pelos profissionais do departamento de jornalismo da emissora. Os investimentos foram direcionados na criação de um espaço prático e, ao mesmo tempo, sofisticado. Em bancadas distribuídas na redação, os jornalistas fazem parte do cenário onde é apresentado o Jornal da Cidade. O ano de 2008 é um ano de muita importância para a TV Cidade, que celebrou suas três décadas de trajetória e renovou a parceria com a Record TV. Em outubro de 2011, a TV Cidade mais uma vez investe em estrutura para levar uma qualidade ainda maior da notícia para nossos telespectadores. Todos os estúdios foram reformados, sempre visando o bem estar do público.

No dia 28 de setembro de 2017, mais um avanço: a emissora desligou seu sinal analógico e passou a transmitir sua programação com qualidade de som e imagem de TV digital. Desde então, mais de 1,2 milhão de domicílios em toda a região metropolitana da Capital e do interior passaram a assistir à programação da TV Cidade Fortaleza pelo sinal digital 8.1, que transmite gratuitamente imagem e som de cinema.

O Grupo Cidade de Comunicação celebra, em 2020, 42 anos e renova o compromisso com a sociedade cearense de permanecer levando a todos os lares uma programação de rádio e TV que engloba multiplicidade temática de entretenimento e jornalismo contextualizado e imparcial. São mais de 40 anos de uma história de sucesso, que significam muito orgulho para todos os que fizeram e fazem parte dessa trajetória.

Em seu novo momento em 2020, o complexo midiático está focado em se expandir com ainda mais inovação e tecnologia. 

O Grupo Cidade de Comunicação é o maior complexo de mídia do Ceará e conta com sete emissoras de rádio, um portal de notícias, um site social e uma emissora de televisão. Compõem o Grupo Cidade: a TV Cidade Fortaleza, as rádios Atlântico Sul FM 105,7, Cidade 99,1, Jovem Pan Fortaleza 94,7, Jovem Pan News 92,9, Jovem Pan Jericoacoara 91,7, 89,9 FM e Cidade AM 860, além do portal de notícias Cnews e da Frisson. Atualmente, com um conteúdo mais diversificado, a Frisson disponibiliza o prestígio adquirido em uma década de colunismo social e apresenta também temas que abordam a amplitude do universo jornalístico. "A Frisson sempre esteve perto das pessoas e, agora, vai prestar serviço de uma forma ampla, com mais conteúdo. Essa é a evolução natural na história de um grupo que cresce a cada ano", analisou Gaída Dias, diretora executiva e cap da Frisson. 

PUBLICIDADE