
Foto: Reprodução
O Papa Leão XIV celebrou neste domingo (14) seu aniversário de 70 anos ao lado de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano. Após a oração do Angelus, o pontífice agradeceu as mensagens de carinho recebidas.
“Queridos, parece que vocês sabem que hoje eu completo 70 anos”, disse sorrindo à multidão, que respondeu com aplausos e cartazes de felicitações.
Em seguida, acrescentou: “Agradeço ao Senhor, aos meus pais e a todos que pensaram em mim em oração”, afirmou com sobriedade, sob intensos aplausos.
Ainda no domingo, o Papa presidiu uma missa em homenagem aos mártires do século XXI. Diversas autoridades italianas, incluindo o presidente da República, Sergio Mattarella, e os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, enviaram mensagens de felicitações.
Por ocasião da data, fiéis de diferentes países foram convidados a rezar “para que o Senhor renove suas forças e abençoe seu ministério”, segundo comunicado publicado pelo site católico Aleteia.
Natural de Chicago, nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost foi eleito em maio o 267º papa, após o conclave que sucedeu o pontificado de Francisco. Antes, ele chefiava o Dicastério para os Bispos, onde ganhou destaque como um dos principais conselheiros do Papa Francisco.
Descrito como moderado, discreto e reservado, Leão XIV não teve uma celebração oficial organizada pelo Vaticano para seu aniversário. No entanto, ao longo de seu pontificado, passou a se posicionar com mais firmeza sobre questões sociais, políticas e humanitárias. Recentemente, denunciou a “catástrofe humanitária” no Sudão e alertou sobre os riscos das armas de fogo nos Estados Unidos.