
Foto: Vatican News
O rei Charles III realizou, nesta quinta-feira (23), uma visita histórica ao Vaticano, onde se encontrou com o papa Leão XIV, em gesto simbólico de reaproximação entre as Igrejas Católica e Anglicana. Além de monarca, Charles detém o título de governador supremo da Igreja Anglicana, que surgiu há cinco séculos, após a cisão promovida pelo rei Henrique VIII com Roma.
Foi a primeira vez que os líderes máximos das duas confissões cristãs rezaram juntos, em uma cerimônia ecumênica inédita celebrada pelo papa na Capela Sistina. Charles chegou ao Vaticano por volta das seis horas acompanhado da rainha Camilla e participou de uma missa que buscou reforçar os laços de diálogo e unidade entre as duas tradições religiosas.
Tanto o Vaticano quanto o Palácio de Buckingham classificaram o encontro como um marco nas relações entre católicos e anglicanos, com foco na unidade cristã e na preservação do meio ambiente. Esta é a primeira audiência de Charles III com o novo pontífice, eleito em maio após a morte do papa Francisco em abril. Histórico encontro!