
Foto: Reprodução
A Câmara dos Deputados manteve o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo Supremo Tribunal Federal e presa na Itália desde julho.
Os quatro deputados cearenses que votaram a favor da condenada foram: André Fernandes, Dayany Bittencourt, Dr. Jaziel e Luiz Gastão.
O resultado foi: 227 votos a favor da cassação, 170 contra e 10 abstenções.
Para Zambelli perder o mandato, eram necessários 257 votos dos 513 totais. Ou seja, por 30 votos a deputada não perdeu o mandato. Antes de ir a plenário, cassação do mandato de Zambelli foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça.
Primeiro, a comissão rejeitou o parecer do relator Diego Garcia (Republicanos-PR), que defendeu a parlamentar. Depois, a CCJ escolheu novo relator, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA). Ele afirmou que Zambelli está presa e sem condições de atuar como deputada, e a cassação foi aprovada por 32 votos a 2.
Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça, em 2023. A deputada também terá que pagar R$ 2 milhões em danos coletivos.
A favor da cassação, votaram:
AJ Albuquerque
André Figueiredo
Célio Studart
Domingos Neto
Eunício Oliveira
José Airton
José Guimarães
Júnior Mano
Leônidas Cristino
Luizianne Lins
MauroBenevides Filho
Moses Rodrigues
Robério Monteiro
Vanderlan Alves