
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral marcou para a próxima terça-feira (4) o julgamento do recurso que pode resultar na cassação do mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. O processo foi incluído na pauta um dia após a megaoperação policial contra o Comando Vermelho. 
 
Castro, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), e outros dez aliados respondem a ações que apuram suposto abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Todos negam irregularidades.
 
As ações acusam o governo de ter contratado funcionários da Ceperj e da Uerj para atuar como cabos eleitorais. O Ministério Público Eleitoral recorreu ao TSE após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio considerar as denúncias improcedentes por falta de provas. 
 
O julgamento será relatado pela ministra Isabel Gallotti e contará com a participação dos ministros Cármen Lúcia, Nunes Marques, André Mendonça, Floriano de Azevedo Marques, Antonio Carlos Ferreira e Estela Aranha. 
 
Reeleito em 2022 com quase 60% dos votos, Castro é cotado como pré-candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro, decisão que, segundo ele, será discutida com o partido e aliados políticos.