
Foto: Reprodução Instagram
A Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), iniciou nesta segunda-feira (22) uma campanha especial de cadastramento de doadores de medula óssea. A mobilização segue até sexta-feira (26), com atendimento também nos dias 23 e 24, sempre das 9h às 16h, na Faculdade de Medicina, Campus do Porangabuçu. A ação acontece na Sala de Capacitação do 2º andar do Bloco Didático Prof. Ronaldo Ribeiro, localizado na Rua Papi Júnior, 1.223, no bairro Rodolfo Teófilo.
A iniciativa surgiu a partir da união de professores da UFC e tem como principal objetivo ampliar as chances de encontrar um doador compatível para o jovem cearense Vinícius Bastos Barbosa Nogueira, de 12 anos, diagnosticado com Histiocitose de Células de Langerhans (HCL) e sarcoma histiocítico sistêmico, doenças raras que afetam a medula óssea.
Filho dos professores da instituição Charlys Barbosa e Rachel Gabriel Barbosa, Vinícius também inspira a campanha a olhar para além do caso individual, beneficiando outros pacientes que aguardam por um transplante em todo o Brasil.
O cadastramento é simples, gratuito e indolor. Para se voluntariar, é necessário ter entre 18 e 35 anos, não possuir histórico pessoal de câncer, apresentar documento de identidade com foto, fornecer telefones de contato, preencher formulário com dados pessoais e doar uma amostra de apenas 5 ml de sangue, suficiente para os testes de compatibilidade.
A UFC e o Hemoce destacam que cada inscrição no banco de doadores pode representar uma nova chance de vida para Vinícius e para milhares de pessoas em situação semelhante.