HOME Notícias
Recém-empossado reitor da UFC, Custódio Almeida fala sobre os desafios de assumir a instituição

Não são poucos os desafios de quem administra uma empresa ou uma instituição. Agora, imagine os desafios, percalços e, especialmente, a honra de quem administra uma das mais importantes instituições de ensino do Brasil. O novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, tem pela frente um árduo caminho de gerir esta que é uma das maiores universidades do país.

Em entrevista à Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM, nesta segunda-feira (25), o professor Custódio falou sobre o que precisa ser feito na UFC pra reequilibrar contas e manter a excelência do ensino.

Para ele, a prioridade no período em que estiver à frente da instituição é a recuperação do que foi perdido nos últimos anos.

“A nossa dívida de universidades no Brasil de fato é histórica. Estamos na América do Sul, nós somos um dos países onde a universidade é mais tardia. A UFC vai completar 70 anos no próximo ano, isso é uma criança. Você vai atrás de quais são as universidades mais antigas da América do Sul e encontra Peru, Chile etc. A mais antiga do Brasil é a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que é chamada Universidade do Brasil, e é de 1920.”

Posse do novo reitor

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Luís Silva de Almeida, foi empossado oficialmente em evento aberto ao público na Concha Acústica da Reitoria, em agosto. A solenidade contou com a presença em peso de toda a comunidade acadêmica, do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e demais autoridades. Nomeado para o cargo no último dia 3 de agosto pelo ministro Camilo e pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Custódio iniciou o mandato à frente da Instituição para o período de 2023 a 2027.

Na ocasião, Custódio Almeida foi investido como o 16º reitor da UFC na noite do primeiro evento presencial de grande porte realizado na Concha Acústica desde a pandemia de covid-19, marcando a retomada de um dos espaços culturais mais relevantes da capital cearense.  


Fotos: Lino Vieira

Tradicionalmente sediada em Brasília, como uma deferência especial do Ministério da Educação (MEC) à UFC, a posse do reitor em Fortaleza representou, sobretudo, o reencontro da comunidade acadêmica consigo mesma, com a sociedade e com o reconhecimento à autonomia universitária, manifestada na confirmação do docente mais votado para administrar a Universidade.

Retomada

Segundo o reitor, houve uma série de prejuízos estruturais para a UFC nos últimos quatro anos, mas não apenas isso. Ele pontua que há um desabastecimento financeiro desde 2016, quando foi acentuada a escassez de verbas destinadas à UFC – assim como ocorreu a outras universidades federais no país. 

“A Universidade é o lugar ideal para a gente ser feliz, nela nos ocupamos do que há de mais elevado: a emancipação das pessoas para o trabalho e para a vida e conquista da própria humanidade em nós. Estamos em um lugar privilegiado para o cultivo da criatividade e para a realização de sonhos”, declarou o reitor em relação à sua posse.  

A íntegra da entrevista está disponível no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=4KPTGk4OqKg

PUBLICIDADE