HOME Notícias
Esposo da rainha Elizabeth II, príncipe Philip morre aos 99 anos

Com uma série de polêmicas e uma reputação, Philip foi o consorte mais longevo do Reino Unido

Foto: Leon NEAL / AFP

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morreu aos 99 anos, como anunciou o Palácio de Buckingham nesta sexta-feira, 9. O príncipe iria completar 100 anos em junho deste ano. Até o momento, o palácio não divulgou detalhes da morte.

"É com profunda tristeza que Sua Majestade, a Rainha, anuncia a morte de seu amado marido, sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. Novos anúncios serão feitos em breve. A Família Real se junta a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda", disse o palácio. Em fevereiro, o duque foi internado e passou por uma cirurgia cardíaca. Entretanto, recebeu alta um mês depois. 

Com uma série de polêmicas durante sua permanência na família real - de acusações de traição à brigas políticas -, Philip levou consigo uma reputação. O príncipe nasceu em 1921, na ilha grega de Corfu. Após fugir da Grécia por dilemas políticos, chegou à Inglaterra e se alistou na Marinha, lutando inclusive na 2ª Guerra Mundial no Mediterrâneo. 

Casados há 74 anos, a rainha Elizabeth e o príncipe são primos de terceiro grau e se conheceram quando a rainha tinha 13 anos e Philip, 18. A união não era bem vista pela família de Elizabeth pelo príncipe, na época, Duque de Edimburgo, ter raízes de outras famílias reais europeias - a dinamarquesa e a grega. Ainda, Philip teve que mudar seu sobrenome, converter-se à religião anglicana e aceitar seu papel secundário, à sombra da rainha, papel que não foi aceito sem resistência.

Cinco anos depois, o casal assumiu a coroa e, juntos, marcaram o mais longo reinado do Reino Unido, com 69 anos de duração, número que irá aumentar enquanto a rainha seguir em atuação.  

 

PUBLICIDADE