HOME Notícias
Brejo Santo aumenta lockdown, suspende transporte e permite supermercados apenas via delivery

As medidas valem entre o 1º e o dia 4 de abril

Foto: Divulgação

A prefeitura de Brejo Santo, no Cariri, publicou um decreto que altera as medidas de isolamento social rígido no município, suspendendo mais serviços e aumentando ainda mais as medidas de isolamento contra a Covid-19. A 510 quilômetros de Fortaleza, o município suspendeu transporte coletivo e bancos, e restringiu ainda mais as atividades consideradas essenciais. As medidas valem entre o 1º e o dia 4 de abril. 

Supermercados e distribuidoras de gás podem funcionar, mas apenas via delivery, e poderão ficar abertos clínicas veterinárias, postos de combustível, hospitais e farmácias - contanto que comercializem apenas medicamentos. O documento foi publicado na segunda-feira, 29

“Apesar de termos feito um esforço muito grande juntamente com o governo do Estado, a Secretaria de Saúde, profissionais de saúde e grande parte da população, os casos no nosso município têm aumentando assustadoramente, e também o número de mortes (...)”, indicou a prefeita do município, Gislaine Landim (PDT), em suas redes sociais. 

Segundo ela, Brejo Santo pode ser a cidade cearense com a maior média de casos, em uma análise proporcional. Em março, foram 1.395 novos casos da doença, o que representa 26% de todos os casos positivos na cidade desde o começo da pandemia. 

Também neste mês, a cidade já registrou 34 mortes pelo coronavírus, ao passo que, de janeiro de 2020 a fevereiro de 2021, haviam sido apenas 25. Os dez leitos de UTI do Hospital Geral de Brejo Santo (IMTAVI) estão ocupados. 

“A gente tem visto uma desobediência por parte de algumas pessoas, que insistem em não obedecer os decretos para que a gente possa ter um distanciamento correto na nossa cidade. Tenho a responsabilidade, mesmo a contragosto, de tomar medidas mais restritivas e mais duras”, indica a prefeita, ressaltando a fiscalização pelo cumprimento do novo lockdown.

Até o momento, o município já aplicou 5193 doses de vacina das 5442 recebidas pela Secretaria de Saúde (Sesa). Segundo o IBGE, a população estimada da cidade para 2020 era de 49.842.

 

PUBLICIDADE