
Foto: Reprodução
Sociedade de Fortaleza em luto com o falecimento do Monsenhor Philip, 76 anos, nesta segunda-feira (12). Ele era pároco da Paróquia Nossa Senhora do Líbano, no Meireles.
A Arquidiocese de Fortaleza divulgou a informação em nota de pesar: “A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar e consternação, o falecimento do Monsenhor Philip Fouad Louka, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 12 de maio de 2025, na cidade de Fortaleza. Ele exercia, com grande dedicação, a função de pároco da Paróquia Nossa Senhora do Líbano, localizada no bairro Meireles, na capital cearense”.
Monsenhor Philip Fouad Louka nasceu na cidade do Cairo, Egito, em 27 de abril de 1949 onde iniciou sua vocação sacerdotal ainda jovem. Foi ordenado padre na Igreja Greco-Católica Melquita em 20 de junho de 1992 e, chegou ao Brasil para atender à crescente comunidade de imigrantes e descendentes libaneses. Atuando há décadas na Arquidiocese de Fortaleza, tornou-se referência por sua espiritualidade profunda, sabedoria pastoral, caridade incansável e pelo testemunho de fé que marcou a vida dos fiéis.
Ao longo de sua trajetória, Monsenhor Philip não apenas conduziu a Paróquia Nossa Senhora do Líbano com amor e zelo, como também promoveu ações sociais, culturais e ecumênicas em prol do diálogo entre as tradições orientais e a Igreja Católica de rito latino.
A Arquidiocese divulgou também que o velório está acontecendo na Igreja do Líbano, onde também se dará a Missa de Corpo Presente, às 15h da próxima terça-feira (13), e o sepultamento, às 16 horas.