HOME Notícias
Brasil investiga mais casos de gripe aviária; Ceará está incluso


Foto: Reprodução

O Brasil já confirmou dois casos de gripe aviária, um em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul, no mesmo estado. O País investiga ainda seis casos, dois em granjas comerciais do Tocantins e de Santa Catarina. Produções domésticas e de subsistência no Mato Grosso, no Ceará, em Sergipe e no Rio Grande do Sul reúnem os demais focos. 

 

Os dados foram atualizados nesta segunda-feira (19) e integram o painel de monitoramento de síndromes respiratórias e nervosas em aves, do Ministério da Agricultura e Pecuária.

 

De acordo com o ministro Carlos Fávaro, é necessário rigor na vigilância. “Todos os fiscais, todos os sistemas estaduais estão alertas a qualquer tipo de suspeita e a própria população também. A gente vai lá, investiga. Com transparência e eficiência, bloqueando e investigando esses casos, a gente ganha também credibilidade. Essa é a maior prova de que o sistema está funcionando. É assim que a gente vai superar esse momento difícil e voltar à normalidade o mais rápido possível”, declarou.

PUBLICIDADE