HOME Notícias
Grupo Carrefour anuncia compra do Grupo Big, ex-Walmart Brasil

Foto: Folhapress

O Grupo Carrefour realizou uma videoconferência nesta quarta-feira, 24, para anunciar a compra do Grupo Big (ex-Walmart Brasil). A proposta é expandir a presença do Carrefour na regiões do Brasil, com destaque para o Nordeste e o Sul do País. 

O Carrefour Brasil detém, atualmente, 99 lojas de supermercado - nas marcas Bompreço e Nacional - e 99 no formato soft discount - na marca Todo Dia. Já o Big possui um ativo mobiliário de 181 lojas e 38 propriedades adicionais. O valor imobiliário é previsto em R$ 7 bilhões, de acordo com análise do Carrefour, e a transação será dividida em duas etapas. Primeiro, o pagamento, em dinheiro, de R$ 5,25 bilhões para os controladores da empresa, o fundo de private equity Advent International e Walmart. Por fim, a incorporação dos 30% remanescentes do capital social pela subsidiária do grupo francês.

Segundo relatório do Carrefour enviado para a à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), “a complementaridade dos dois grupos enriquecerá o ecossistema de produtos e serviços do Carrefour Brasil, que atualmente atende mais de 45 milhões de clientes, e ampliará a sua base de clientes com a adição de mais de 15 milhões de clientes do Grupo BIG”.

O Carrefour espera que a transação possa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 2022. Segundo a empresa, essa operação pode gerar sinergias de R$ 1,7 bilhão ao Ebitda (o que inclui lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia após três anos da conclusão da operação. 

“Essa fortaleza que teremos no futuro terá três modelos vencedores: o Carrefour, no modelo de supermercado, o Sams Club, no modelo de clube, e o atacadão, com o Maxxi. Vamos analisar o entorno da loja, o tipo de cliente e outros, para assim fazer as escolhas”, indicou o representante da empresa em live realizada na manhã desta quarta, em live para anunciar a compra.

Grupo BIG

Com 387 lojas, 13 postos de gasolina, 41 mil funcionários e R$ 21,7 bilhões de vendas líquidas em 2020, o grupo se encontra majoritariamente no Nordeste - com 48% das lojas. O grupo também está presente no Sul - 34% - e no Sudeste - 18%. 

PUBLICIDADE