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Marketing Digital x Marketing de Permissão

O QUE VOCÊ FARIA SE FOSSE ABORDADO NA RUA POR UM ESTRANHO OFERENCENDO UM PRODUTO? Oxe! Mas o que tem isso a ver com o marketing digital? TUDO.

Ninguém gosta de ser abordado com a venda de algum produto ou serviço. O marketing de permissão reconhece a capacidade das pessoas de ignorar o marketing. Por isso, ele bem que poderia ser chamado de marketing de respeito. Só falo com quem me dá a permissão.

É o que acontece quando deixamos nosso nome e email para algum site por percebermos o valor que ele agrega ao conteúdo que buscamos. Damos a permissão para ele continuar a se comunicar. Num momento posterior, somos levados a outros canais de comunicação pessoal. 

O fato de eu permitir a comunicação, reduz a confusão dos profissionais de marketing em ficar gritando para todo mundo que não quer ouvir, direcionando os esforços para falar com possíveis clientes como amigos, não como estranhos. Eles me permitem isso!

Por outro lado, tenho o compromisso de oferecer uma comunicação personalizada, antecipada, frequente e relevante. Assim, crio um impacto infinitamente maior do que uma mensagem aleatória exibida em um local aleatório e em um momento aleatório. 

O marketing de permissão é isso: antecipado - as pessoas esperam ouvir de você; pessoal - as mensagens estão diretamente relacionadas ao indivíduo; e,  relevante - o marketing é sobre algo em que o possível cliente está interessado.

Segundo Seth Godin, autor do conceito, o Marketing de permissão incentiva os consumidores a participar de uma campanha de marketing interativa e de longo prazo, na qual são recompensados ??de alguma forma por prestar atenção a mensagens cada vez mais relevantes. Imagine sua mensagem de marketing sendo lida por 70% dos clientes em potencial para os quais você a envia (não 5% ou até 1%). Então imagine que mais de 35% respondem. 

É o que acontece quando você interage com seus clientes em potencial, um de cada vez, com mensagens individuais, trocadas com a permissão deles ao longo do tempo. É como criar uma tribo ou comunidade, outro conceito criado pelo mesmo autor que vale uma postagem inteira.

O conceito de Marketing de Permissão antecede o que conhecemos como Inbound Marketing ou Marketing de conteúdo.  Só digo uma coisa: se você está lendo isso, é porque tenho a sua permissão. Agradeço! 

Prometo te tratar com respeito, antecipação e de forma personalizada.

Até o próximo post.

 

Lidu Figueiredo é mestra em Administração de Empresas com foco em Estratégia de Marketing para empresas no contexto do luxo, empresária e consultora de marketing que usa eventos como ferramenta estratégica. É consultora em estratégias de marketing para construção de imagem das empresas. Nos últimos anos, já treinou mais de 5000 pessoas de forma presencial. Como professora universitária, contribuiu para a formação de muitos eventólogos, marketeers, designers, jornalistas e publicitários ao longo de 10 anos.

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