A entrevistada da semana da nossa coluna é a conceituada cerimonialista Raquel Mendonça, que nos falou sobre carreira, sucesso, família e vaidade. “A festa perfeita para mim é quando vejo que o que estou entregando está contribuindo para que as pessoas que estão realizando seus sonhos estejam absolutamente felizes. É quando nenhum problema de bastidor chega até os noivos, e consigo resolver a tempo. E, quando também não consigo resolver, ainda assim, encontro soluções, afinal, a minha principal missão é fazer meus clientes felizes”, contou. Acompanhe:
Quando surgiu a ideia de atuar produzindo festas?
Às vezes, eu paro e penso que, desde os oito anos de idade, eu mesma organizava minhas festas de aniversário. Em 2003, montei uma floricultura com meu irmão. Atuávamos com loja e decoração de eventos, casamentos, formatura e eventos em geral, mas o que eu me identificava era com os bastidores até a finalização. Fui me especializar para começar a fazer profissionalmente. Fazia festas da família, corporativos, até que uma amiga me procurou para fazer o casamento de uma grande amiga dela. Esse foi o primeiro casamento profissionalmente que fiz. Desde então, graças a Deus, tenho sido bastante requisitada para realizar lindos sonhos.
Quais as dificuldades enfrentadas desde o início do seu negócio até agora?
Quando se tem um posicionamento positivo, não focamos em dificuldades, e, sim, em soluções, afinal, esse é o principal papel de um cerimonialista: encontrar soluções. Então, não paro muito para ficar encontrando pontos de dificuldades. Busco me motivar diariamente para estar sempre muito bem para as noivas que confiam esse momento tão importante da vida delas ao meu trabalho.
Quais as principais lições que tirou ao longo da vida profissional?
Que devemos ser unidos, ter cabeça fria, sempre trabalhar com muita garra e sorriso no rosto, estar em paz consigo mesma para poder exercer essa função com tanta maestria. Não adianta desabar no primeiro obstáculo, que está ali para te fortalecer e me dar mais sabedoria. Posso fazer mil eventos grandes ou pequenos. Cada um é único, e estou ali dando tudo de si.
Como define o atual momento político e econômico brasileiro?
É um momento que de fato inspira muita insegurança pelos últimos acontecimentos e, acima de tudo, pelas incertezas geradas pelas atitudes e falta delas por nossos governantes, porém, como uma boa brasileira, prefiro continuar apostando e acreditando que as coisas no nosso País tendem a melhorar. Sinceramente, minha torcida constante é essa.
Como divide o tempo entre família, trabalho e lazer?
Confesso que esse quesito é um grande desafio, porque quem trabalha com evento tem uma rotina nada convencional, são vários processos que dependem diretamente da minha operação antes e durante. Mas busco o equilíbrio entre o trabalho e minha família, pois é muito importante para mim e, sempre que dá, claro, encontro tempinho para o lazer. Busco realmente o equilíbrio entre esses pilares importantes da minha vida, pois o importante é ser feliz!
Quais suas principais referências e influências profissionais em sua vida?
Na minha vida pessoal, minha referência é padre Airton Freire, por sua sabedoria, palavras, paz, discernimento mediante a vida. Na minha vida profissional, tive como referência inspiradora a Vera Simão.
Como cuida do corpo e da mente? É uma mulher vaidosa?
Sou uma mulher pratica no dia a dia, sou muito objetiva. Vaidade, para mim, significa “estar bem”. Eu estou bem comigo mesma, e isso é o que faz a diferença para mim! Me cuido muito, sou acompanhada regularmente pelo meu nutrólogo, cuido da pele, procuro me alimentar bem na medida do possível, apesar de não abrir mão diariamente de doce. Enfim, tenho buscado estar bem comigo mesma.
Para você, o que é ser chique?
Ser chique, para mim, é ser natural em suas escolhas e atitudes. Costumo dizer que, muitas vezes, o menos se torna mais.
O que gosta de fazer nas horas livres?
Sem sombra de dúvidas, o que mais gosto de fazer nas horas livres é estar com meus filhos. Eles são tudo pra mim.
Quais as próximas etapas de sua carreira?
Quero cada vez mais me especializar, buscar me atualizar para acompanhar as tendências de mercado que vão agregar mais à minha característica principal: a facilidade de lidar com pessoas. Amo o que faço!
Como define atualmente o mercado cearense de eventos?
O mercado cearense é hoje um mercado considerável. Mesmo com a crise, as pessoas não deixam de realizar seus sonhos. Temos grandes profissionais, o que ajuda muito, pois são pessoas que estão ali junto comigo e abraçam a filosofia de que cada sonho.
Quais seus artistas prediletos?
Sem sombra de dúvidas, Ivete Sangalo e padre Fábio de Melo.
De que maneira lida com a concorrência?
De uma maneira muito tranquila e, acima de tudo, ética. Acredito que tudo acontece quando tem que ser. Uma noiva tem que me escolher porque a energia bateu e vice-versa. Partindo desse princípio, tudo tende a fluir para dar muito certo, afinal, a partir do momento dessa escolha importante, passo a fazer parte do sonho da vida dela e conduzo da melhor forma possível. Acima de tudo, com muito amor e, por esse motivo, que procuro fazer desse momento o melhor possível!
O que é necessário ter para você considerar uma festa como perfeita?
A festa perfeita para mim é quando vejo que o que estou entregando está contribuindo para que as pessoas que estão realizando seus sonhos estejam absolutamente felizes. É quando nenhum problema de bastidor chega até os noivos, e consigo resolver a tempo. E, quando também não consigo resolver, ainda assim, encontro soluções, afinal, a minha principal missão é fazer meus clientes felizes!
Como define a importância da sua família na sua vida?
Minha família é fundamental para mim. Está acima de tudo. Eu trabalho muito para fazer também os meus filhos felizes. Eles estando bem, eu também estou bem. Meus familiares, também sou muito próxima, temos de fato muita cumplicidade e isso me traz equilíbrio e felicidade.
Para você, o que causa frisson?
O que causa frisson é tudo que é vibrante e cheio de energia boa.
Quais seus maiores desejos para o futuro?
Diminua nossa violência, trabalhar muito, viajar mais, ver meus filhos formados, realizados e felizes.
Para finalizar, como espera que esteja sua carreira nos próximos cinco anos?
Multiplicando meus clientes ainda mais, fazendo o que sei fazer muito bem, sendo quem eu sou. Minha essência com muita energia, característica muito forte em mim.