
Foto: Divulgação
O cineasta cearense Karim Aïnouz vai estrear um novo filme no Festival de Berlim de 2026. A seleção da mostra competitiva do tradicional evento alemão foi anunciada nesta terça-feira (20).
O longa escolhido é “Rosebush Pruning”, o segundo da carreira do diretor, nascido em Fortaleza, realizado em língua inglesa.
Com um elenco de peso, o filme reúne nomes como Elle Fanning, Pamela Anderson, Riley Keough, Callum Turner e Jamie Bell. A história se passa na Espanha e acompanha os irmãos norte-americanos Jack, Ed, Anna e Robert, que vivem isolados em meio a uma fortuna herdada.
A dinâmica familiar começa a ruir quando Jack decide ir morar com a namorada e Ed descobre a verdade por trás da morte da mãe.
A produção é uma coprodução entre Itália, Alemanha, Espanha e Reino Unido e foi anunciada como um remake do clássico italiano “De Punhos Cerrados” (1965), dirigido por Marco Bellocchio.
Figura já consagrada no circuito europeu, Karim Aïnouz tem uma trajetória sólida em Berlim, onde apresentou “Praia do Futuro” (2014), com Wagner Moura, além dos documentários “Aeroporto Central” (2018) e “Nardjes A.” (2020).
Mais recentemente, o diretor lançou “Motel Destino”, filmado no Ceará com elenco e equipe majoritariamente cearenses, que teve estreia mundial no Festival de Cannes em 2024. A presença de Karim na competição do 76º Festival de Berlim reforça o protagonismo do cinema cearense na edição.
Na semana passada, outros dois longas do estado também foram confirmados no evento: “Feito Pipa”, de Allan Deberton, e “Fiz Um Foguete Imaginando Que Você Vinha”, de Janaína Marques. O primeiro, estrelado pelo ator mirim Yuri Gomes e com Lázaro Ramos e Teca Pereira no elenco, será exibido na mostra competitiva Generation, dedicada a histórias protagonizadas por crianças e adolescentes. Um orgulho cearense imensurável!