
Foto: Reprodução Instagram
O cinema brasileiro vive um momento histórico. O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, venceu o Critics Choice Awards 2026 na categoria Melhor Filme Estrangeiro, marcando a primeira vez que uma produção nacional conquista o prêmio.
Na disputa, o longa superou títulos internacionais de peso, como “Foi Apenas um Acidente” (Irã/França), “A Garota Canhota” (Taiwan), “No Other Choice” (Coreia do Sul), “Sirât” (Espanha) e “Belén” (Argentina).
Considerado um importante termômetro para o Oscar, o Critics Choice reforça o favoritismo de “O Agente Secreto” para a principal premiação de Hollywood. O filme é cotado para concorrer nas categorias de Melhor Filme Internacional, além de Melhor Filme e Melhor Ator, com Wagner Moura. As indicações oficiais ao Oscar serão anunciadas no dia 22 de janeiro.
E a maré segue favorável: já na próxima semana, o longa pode ampliar sua coleção de troféus no Globo de Ouro, cuja cerimônia acontece no domingo (11), com “O Agente Secreto” concorrendo em três categorias.
A 31ª edição do Critics Choice Awards, realizada neste domingo (4), em Santa Mônica, Califórnia, abriu oficialmente a temporada de premiações do cinema e da televisão. Além do feito histórico de “O Agente Secreto”, o Brasil também comemorou outra conquista: Adolpho Veloso levou o prêmio de Melhor Fotografia pelo filme “Sonhos de Trem”.